O município de Plácido de Castro, no interior do Acre, viveu nesta semana um momento considerado histórico para a regularização fundiária no Acre. Em solenidade realizada na última terça-feira, 9, o deputado estadual Manoel Moraes (PP) acompanhou a entrega de quase 400 títulos definitivos a famílias do município, ao lado do governador Gladson Camelí (PP), da vice-governadora Mailza Assis (PP), da presidente do Instituto de Terras do Acre (Iteracre), Gabriela Câmara Ramos, e do prefeito Camilo da Silva.
Durante o evento, Manoel Moraes destacou a importância do ato para garantir cidadania e dignidade às famílias beneficiadas. Ele ressaltou, ainda, o empenho de R$ 295 mil em emenda parlamentar de sua autoria para o Fundo Especial Registral de Regularização Fundiária de Interesse Social (FERRFIS).
Segundo o parlamentar, esta é a primeira vez que o fundo recebe aporte financeiro, criado justamente para assegurar os recursos da regularização. “Esse investimento permitirá que os cartórios tenham melhores condições de trabalho, garantindo mais agilidade nos registros, maior segurança jurídica e a ampliação do número de famílias beneficiadas”, explicou.
Moraes enfatizou que os títulos entregues representam mais do que documentos: são a consolidação de direitos. “É a certeza de que os títulos entregues não são apenas papéis, mas direitos consolidados e respeitados. Esse é o meu compromisso: trabalhar com responsabilidade para transformar a vida das pessoas”, afirmou o deputado.