O Instituto Federal do Acre (Ifac) através do campus Rio Branco alcançou um marco importante na educação pública do estado ao conquistar o segundo lugar no ranking das escolas públicas do Acre no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. Os dados são de um levantamento realizado pela empresa AIO Educação.
Com uma média geral de 575,2 pontos, o campus não só garantiu a vice-liderança entre as escolas públicas, mas também obteve a 9ª colocação no ranking geral do estado, que inclui instituições públicas e privadas. Ao todo, 126 estudantes do Ifac participaram do exame.
Acesse os links abaixo e saiba o ranking do Enem por escola:
Classificação entre as escolas públicas do Estado
Resultado no Estado do Acre incluindo escolas públicas e privadas
A diferença para o primeiro colocado entre as escolas públicas foi de apenas 14,2 pontos. No entanto, quando analisadas as médias específicas das provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e da Redação, o campus Rio Branco assumiu a liderança estadual entre as instituições públicas, um indicativo do alto nível de preparação dos alunos e do corpo docente.
O desempenho do Ifac – Com este resultado, o campus Rio Branco reafirma o papel estratégico dos institutos federais na democratização do ensino de excelência. Com um modelo educacional que integra o ensino médio à formação técnica e profissional, a instituição continua a se consolidar como referência na construção de oportunidades e no fortalecimento da educação pública, gratuita e de qualidade no Acre.
Para o diretor-geral do campus, professor Cleilton Sampaio, o resultado é motivo de orgulho e reconhecimento de um trabalho coletivo. “A nota do Enem representa muito para o Instituto Federal do Acre, porque, apesar de sermos uma instituição de educação profissional, nós também focamos no Enem”.
Ele destaca que todos os cursos técnicos ofertados na unidade possuem uma carga horária igual ou maior do que os outros cursos normais de ensino médio. “O que a gente tem de especial é que, além dessa carga horária voltada para o ensino médio, a gente tem uma carga horária também voltada para o técnico. Então a gente forma para o Enem e também para a profissão”.
Conquista coletiva – Cleilton Sampaio destaca que o campus Rio Branco estar em segundo lugar representa muito para a comunidade acadêmica. “Representa que, apesar de ser uma instituição nova, com apenas 15 anos de idade, os nossos professores têm se esforçado muito, junto com uma estrutura consolidada de laboratórios. E tudo isso resultou nessa nota”.
O diretor compartilha a conquista com todos os segmentos do campus. “Esta é uma conquista que pertence a todos nós e, principalmente, para os nossos estudantes, que têm normalmente 18 disciplinas por semestre, disciplinas da área básica e também disciplinas técnicas, voltadas para o foco do curso técnico. Todos nós estamos de parabéns: o corpo docente, por se esforçar e se dedicar, e os nossos alunos, que são muito compromissados”.