quinta-feira, 2 outubro 2025

Aprovados no concurso da Sefaz realizam ato público em Rio Branco cobrando nomeações

Por Mirlany Silva, da Folha do Acre

Candidatos aprovados no concurso da Secretaria de Estado da Fazenda do Acre (Sefaz) realizam, nesta segunda-feira 29, um ato público em Rio Branco para cobrar a imediata convocação dos classificados. A manifestação está marcada para as 9h, no Mastro da Gameleira, ponto simbólico da capital acreana onde fica hasteada a Bandeira do Estado.

O concurso da Sefaz foi lançado em 12 de dezembro de 2023, com provas aplicadas em 2 de junho de 2024. O resultado final foi homologado em 11 de fevereiro de 2025, mas, até o final de setembro, nenhum aprovado foi chamado para integrar os quadros da secretaria. Ao todo, o edital previa vagas para auditor fiscal, contador, especialista e técnico da fazenda estadual.

Aprovados em concurso da Sefaz protestam em Rio Branco/Foto: Mirlany Silva/Folha do Acre

Tiago Araújo, um dos aprovados, conta que dedicou pelo menos seis meses de preparação, investindo tempo e recursos pessoais para alcançar a aprovação. “Nós investimos dinheiro, tempo, abdiquei das minhas férias para estudar. Temos aprovados do Acre e de várias partes do Brasil, de diferentes cargos. Já são sete meses desde a homologação e queremos contribuir com a arrecadação do Estado, como é nosso direito”, afirmou.

Segundo ele, apesar das dificuldades, os candidatos têm buscado diálogo com a gestão estadual. “Tivemos um retorno da chefe de gabinete do secretário, que pretende nos receber ainda hoje. O que queremos é um canal direto de comunicação, um feedback concreto do governo, e não apenas respostas pela imprensa”, disse.

Aprovados em concurso da Sefaz protestam em Rio Branco/Foto: Mirlany Silva/Folha do Acre

Apesar do governo do Acre justificar a demora alegando que o Estado ultrapassou o limite prudencial de gastos com pessoal previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), os aprovados apontam contradições. Eles destacam que a Sefaz assinou contrato de terceirização de serviços de quase R$ 10 milhões anuais para atividades que, segundo eles, poderiam ser desempenhadas pelos concursados. Além disso, afirmam que houve nomeações recentes para cargos comissionados dentro da própria secretaria, o que, na avaliação dos candidatos, enfraquece o argumento de falta de recursos.

Outro fator que aumenta a expectativa é a divulgação do Relatório Fiscal do segundo quadrimestre de 2025, marcada para o dia 30 de setembro. Os aprovados acreditam que os números podem indicar uma redução no percentual de gastos com pessoal, o que abriria caminho para a convocação.

Publicidade