Candidatos aprovados no concurso da Secretaria de Estado da Fazenda do Acre (Sefaz) realizam, nesta segunda-feira 29, um ato público em Rio Branco para cobrar a imediata convocação dos classificados. A manifestação está marcada para as 9h, no Mastro da Gameleira, ponto simbólico da capital acreana onde fica hasteada a Bandeira do Estado.
O concurso da Sefaz foi lançado em 12 de dezembro de 2023, com provas aplicadas em 2 de junho de 2024. O resultado final foi homologado em 11 de fevereiro de 2025, mas, até o final de setembro, nenhum aprovado foi chamado para integrar os quadros da secretaria. Ao todo, o edital previa vagas para auditor fiscal, contador, especialista e técnico da fazenda estadual.

Tiago Araújo, um dos aprovados, conta que dedicou pelo menos seis meses de preparação, investindo tempo e recursos pessoais para alcançar a aprovação. “Nós investimos dinheiro, tempo, abdiquei das minhas férias para estudar. Temos aprovados do Acre e de várias partes do Brasil, de diferentes cargos. Já são sete meses desde a homologação e queremos contribuir com a arrecadação do Estado, como é nosso direito”, afirmou.
Segundo ele, apesar das dificuldades, os candidatos têm buscado diálogo com a gestão estadual. “Tivemos um retorno da chefe de gabinete do secretário, que pretende nos receber ainda hoje. O que queremos é um canal direto de comunicação, um feedback concreto do governo, e não apenas respostas pela imprensa”, disse.

Apesar do governo do Acre justificar a demora alegando que o Estado ultrapassou o limite prudencial de gastos com pessoal previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), os aprovados apontam contradições. Eles destacam que a Sefaz assinou contrato de terceirização de serviços de quase R$ 10 milhões anuais para atividades que, segundo eles, poderiam ser desempenhadas pelos concursados. Além disso, afirmam que houve nomeações recentes para cargos comissionados dentro da própria secretaria, o que, na avaliação dos candidatos, enfraquece o argumento de falta de recursos.
Outro fator que aumenta a expectativa é a divulgação do Relatório Fiscal do segundo quadrimestre de 2025, marcada para o dia 30 de setembro. Os aprovados acreditam que os números podem indicar uma redução no percentual de gastos com pessoal, o que abriria caminho para a convocação.