domingo, 7 setembro 2025

Apoiadores de Bolsonaro no Acre pedem anistia a condenados por atos golpistas e ao ex-presidente

Redação Folha do Acre

Neste domingo (7), um grupo de manifestantes se reúne na Gameleira, no Segundo Distrito de Rio Branco, para apoiar Jair Bolsonaro (PL). Usando roupas verde e amarelas, eles pedem anistia para os condenados pelos atos de 8 de janeiro e para o ex-presidente, que está sendo julgado pelo no Supremo Tribunal Federal (STF) por tentativa de golpe de Estado.

A concentração iniciou às 16h deste domingo. Os participantes levaram bandeiras e faixas com o lema “reaja, Brasil”, utilizado em diferentes capitais do país. O ato encerrou às 18h16 em Rio Branco.

Dentre as autoridades presentes no ato estavam o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, o senador Márcio Bittar, o deputado federal coronel Ulisses, dentre outras. Foi montado um palco para discursos aos apoiadores.

Bolsonaro está em prisão domiciliar e não pode participar de eventos públicos, nem por vídeo, porque descumpriu medidas restritivas. Na terça-feira (9), o STF vai retomar o julgamento em que ele pode ser condenado por golpe de Estado e mais quatro crimes. As penas podem somar até 43 anos de prisão.

Julgamento no STF e discussão de anistia no Congresso

 

Na última terça-feira (2), o Supremo Tribunal Federal (STF) começou a julgar Bolsonaro e mais sete réus pela tentativa de golpe de Estado após a eleição de 2022. O julgamento deve ser concluído até a próxima sexta (12).

Bolsonaro está em prisão domiciliar por violar medidas restritivas impostas anteriormente. Se for condenado, pode pegar até 43 anos de prisão. Ele também está inelegível, porque foi condenado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por abuso de poder político.

Em paralelo, ganhou força na Câmara dos Deputados a discussão sobre a possibilidade de votar uma anistia para condenados por crimes contra a democracia.

Informações G1

Publicidade