Um vídeo publicado no dia 12 de julho em uma rede social por um usuário identificado como Ricardo Gomes, mostra um vendedor ambulante sendo abordado durante um evento conhecido como Arraial da Universidade Federal do Acre (UFAC), em Rio Branco. O evento é organizado anualmente pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE), em parceria com a instituição.
Nas imagens, o ambulante afirma que teria sido cobrado em torno de R$ 1.000 para poder comercializar no espaço. “Bom galera, esse daqui é o organizador do evento, aqui com seguranças, que estão representando por eles. Aqui é UFAC, ele disse que é o organizador do evento, e ele tá me cobrando mil reais pra vender aqui, na barraca que a gente tá todo mundo, tá entendendo?”, diz.
O vendedor também questiona se a cobrança teria respaldo das autoridades. “Eu queria ver com vocês, governo federal, o governo do estado, prefeitura, que tá organizando o evento aí, a respeito disso aí. Quero saber se realmente esse cara é o organizador do evento, porque ele chegou aqui me cobrando mil reais, beleza?”, continua.
No vídeo, ele ainda critica a situação: “Eu vou colocar isso aqui no Facebook, no Instagram, pra vocês verem aí como é que o cara fica extorquindo a pessoa a trabalhar, infelizmente aqui, num lugar que é público, certo? Beleza, galera?”.