sexta-feira, 3 outubro 2025

Afonso Fernandes pede “saída honrosa” para policiais penais provisórios demitidos no Acre

Por Mirlany Silva, da Folha do Acre

O deputado estadual Afonso Fernandes fez um pronunciamento durante sessão ordinária desta terça-feira, 23, na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), em defesa dos policiais penais provisórios que atuam no Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen). O parlamentar criticou a forma como os contratos estão sendo encerrados e pediu uma “saída honrosa” para os trabalhadores.

Segundo Fernandes, apesar das tentativas de diálogo com o governo do Estado, não houve retorno positivo. Ele destacou que os agentes enfrentam incertezas quanto ao recebimento de rescisões contratuais e sofreram uma redução de 40% nos salários.

“Além de não serem oferecidos agasalhos, também estão tirando o que lhes resta, a dignidade. Diminuíram os salários deles em 40%. Não se sabe se terão rescisões. E, ainda assim, estão antecipando o vencimento dos contratos. Alguns que só terminariam no meio do ano que vem já foram notificados e todos estarão na rua dia 6 de outubro”, afirmou o deputado.

O deputado apelou para que a Aleac articule uma reunião com representantes da Procuradoria-Geral do Estado (PGE), da Secretaria de Segurança Pública e da direção do Iapen, a fim de discutir alternativas.

“Eu espero encontrar eco aqui nesta Casa. Vamos tentar uma reunião ainda esta semana, para que possamos discutir, pela última vez, esse problema. Se não há condições, que pelo menos se diga claramente. Mas precisamos buscar uma saída honrosa para esses trabalhadores, seja realocando-os em empresas terceirizadas, no setor de segurança escolar ou em outras funções”, defendeu Fernandes.

Fernandes também lamentou a ausência de representantes do governo em convites anteriores para tratar do tema. “Fiquei sozinho aqui. Mas ainda acredito, sou um homem de esperanças. Não quero enganar essas pessoas, apenas quero que encontremos um caminho justo”, concluiu.

Publicidade