quinta-feira, 2 outubro 2025

Acre é o 21º estado no ranking de feminicídios no Brasil, aponta pesquisa

Por Kauã Lucca, da Folha do Acre

O Acre aparece em 21º lugar no Ranking de Competitividade dos Estados 2025, no indicador que mede a taxa de feminicídios no país. Segundo os dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), o estado registra 1,3 vítimas para cada 100 mil mulheres.

O levantamento mostra que, apesar de não estar entre os piores cenários, o Acre ainda convive com índices preocupantes de violência contra a mulher. O estado com maior taxa é Roraima, que lidera o ranking nacional. Na outra ponta está o Rio de Janeiro, com a menor taxa do país, de 0,5 feminicídio por 100 mil mulheres.

A Lei n° 13.104, de 9 de março de 2015, tipificou o feminicídio como uma qualificadora do homicídio, quando o crime é cometido contra a mulher por razões da condição de sexo feminino. Considera-se que essas razões estão presentes nos casos de violência doméstica e familiar ou de menosprezo ou discriminação à condição de mulher. Em 2024, a Lei n° 14.994, de 9 de outubro, atualizou a figura do feminicídio, transformando-o em crime autônomo. O relatório do FBSP segue incluindo os feminicídios no total de homicídios dolosos para preservar a comparabilidade histórica e permitir a continuidade da extração da proporção de feminicídios entre os homicídios de mulheres.

Publicidade