terça-feira, 2 setembro 2025

Acre convoca candidatos PcD para perícia médica online em concurso da Educação

Por Aikon Vitor, da Folha do Acre

A Secretaria de Estado de Administração (SEAD) e a Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE) divulgaram nesta terça-feira (2) a convocação para a etapa da perícia médica online dos candidatos inscritos como pessoas com deficiência (PcD) no concurso público regido pelo Edital nº 01/2024.

Segundo o edital nº 032/2025, as avaliações serão realizadas, por meio da plataforma Microsoft Teams, entre os dias 8 e 15 de setembro, em horários definidos no Anexo I do documento. O candidato deverá baixar previamente o aplicativo e acessar o link indicado no site do Instituto Nosso Rumo (www.nossorumo.org.br).

Durante a videoconferência, será obrigatório apresentar documento oficial de identidade original. Cópias, protocolos e versões digitais não serão aceitos. O não comparecimento ou atraso implicará em eliminação da lista de PcD, sem possibilidade de segunda chamada.

A SEE informou que disponibilizará polos de apoio em diversos municípios, como Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Tarauacá, Sena Madureira e Xapuri, entre outros, para candidatos que não possuam recursos tecnológicos próprios. Nos locais haverá computadores com internet e suporte para a realização da perícia.

De acordo com o edital, apenas os candidatos que se enquadrarem nas normas da Lei nº 13.146/2015 (Lei Brasileira de Inclusão) e demais legislações correlatas manterão a condição de PcD. Aqueles que tiverem a deficiência considerada incompatível com as atribuições do cargo serão eliminados dessa lista, podendo permanecer na classificação da ampla concorrência.

Os candidatos que enfrentarem dificuldades de acesso poderão apresentar recurso nos dias 16 e 17 de setembro, exclusivamente pelo site do Instituto Nosso Rumo.

Dúvidas podem ser esclarecidas pelo Serviço de Atendimento ao Candidato (SAC) do Instituto, no telefone (11) 3964-4946, das 7h às 15h (horário de Rio Branco), ou pela aba “Dúvidas Frequentes/Contato” no portal.

Publicidade