Ícone do site Folha do Acre

Zequinha Lima destaca Festival da Farinha e declara apoio à candidatura de Mailza para o governo em 2026

Prefeito Zequinha Lima concede entrevista à Folha do Acre durante visita à Expoacre/Foto: Folha do Acre

Durante participação ao vivo no espaço da Folha do Acre, nesta sexta-feira, 1º, na ExpoAcre 2025, o prefeito de Cruzeiro do Sul, Zequinha Lima, falou sobre as ações desenvolvidas em seu município, com destaque para o fortalecimento da agricultura familiar e os preparativos para a oitava edição do Festival da Farinha, que será realizado nos dias 27, 28, 29 e 30 de agosto.

Durante entrevista, realizada no Parque de Exposições Wildy Viana, em Rio Branco, Zequinha agradeceu pelo espaço e enfatizou a importância da feira para ampliar a visibilidade dos municípios do interior.

“Esse espaço aqui é democrático, é um lugar de divulgação de trabalho. Vim para a feira porque temos uma parceria com o Sebrae e acabamos de assinar um termo de cooperação técnica para fortalecer a estrutura do Festival da Farinha”, explicou Zequinha.

Segundo o prefeito, o evento acontecerá no Complexo Esportivo de Cruzeiro do Sul, considerado um dos espaços mais visitados da cidade. “É um espaço confortável, pensado para unir diversão e valorização dos nossos agricultores, os grandes protagonistas do festival”, afirmou.

Ao comentar sobre a recente ExpoJuruá, que celebrou os 20 anos da feira agropecuária em Cruzeiro do Sul, o gestor afirmou que o município viveu sua maior edição em termos de público e volume de negócios.

“A união entre negócios e entretenimento é fundamental. Às vezes as pessoas dizem que é gasto, mas na verdade é investimento. O retorno é três a quatro vezes maior”, disse, ao pontuar que eventos desse porte movimentam toda a economia local — do transporte fluvial ao setor hoteleiro.

Zequinha também reforçou que o Festival da Farinha é uma festa com identidade local e foco na valorização da cultura agrícola. “Somos a capital nacional da farinha. A economia gira em torno disso, e nosso objetivo é mostrar nossas riquezas naturais para o Brasil e para o mundo”, destacou.

O prefeito revelou que a programação cultural já está sendo finalizada, com dois shows nacionais previstos. Entre as atrações tradicionais, está a escolha do rei e da rainha do Festival da Farinha, neste ano, com uma novidade: os candidatos são jovens das comunidades rurais, filhos de agricultores. “É uma forma de democratizar a festa e dar oportunidade para quem realmente faz parte dessa história”, enfatizou.

Questionado sobre a sucessão estadual em 2026, Zequinha defendeu a importância da unidade no grupo político liderado pelo governador Gladson Cameli. “Sou partidário e defendo que quem o governador indicar será o meu candidato. Se for a Mailza, será minha candidata”, declarou.

Antes de encerrar a entrevista, Zequinha convidou os acreanos a participarem do Festival da Farinha e destacou que Cruzeiro do Sul está representado na ExpoAcre com um estande da agricultura familiar, onde são expostos produtos como a farofa pronta, inovação desenvolvida por empreendedores locais.

“Quero aproveitar para convidar todos vocês. Cruzeiro do Sul vai receber de braços abertos quem quiser prestigiar essa grande festa que movimenta nossa cultura, nossa economia e, principalmente, valoriza nosso povo”, finalizou.

Sair da versão mobile