Ícone do site Folha do Acre

Vereadores esvaziam sessão após requerimento de afastamento do superintendente da RBTtrans não entrar em pauta

A sessão da Câmara Municipal de Rio Branco desta quarta-feira, 27, foi marcada por forte clima de insatisfação entre parlamentares da base do prefeito Tião Bocalom e da oposição, que decidiram esvaziar o plenário após o requerimento que pede o afastamento do superintendente da RBTrans, Clendes Vilas Boas, não ser incluído na ordem do dia.

O movimento de retirada começou após o vereador João Paulo Silva declarar seu desconforto com a decisão. Segundo ele, a Casa vem acumulando pautas travadas, enquanto o pedido de afastamento do gestor, assinado por vereadores, segue sem deliberação.

“A gente já tá vários dias com coisas paradas e travadas nesta casa. Eu acho que é uma pauta que precisa virar essa página, a gente assinou o documento e precisa ter uma posição concreta”, afirmou.

O parlamentar reforçou que respeita a posição do prefeito de manter Clendes no cargo, mas classificou como “antidemocrático” o fato do requerimento não ter sido levado à votação.

“Se a posição do prefeito é manter o superintendente eu respeito, agora nós como legisladores que tomamos uma posição e não ir pra votação nosso requerimento, sinceramente eu acho um ato antidemocrático. Então que fique bem claro que eu tô me retirando da sessão por uma coisa que tinha que ser superada e resolvida dentro da casa legislativa”, declarou.

Diante do impasse, vereadores aliados de Bocalom e da oposição seguiram o gesto e também deixaram o plenário, o que impediu a votação das matérias que estavam previstas na pauta do dia.

O episódio aprofunda a crise política envolvendo a RBTrans, que já vem sendo alvo de debates na Câmara após denúncias de assédio moral e sexual contra o atual superintendente.

Sair da versão mobile