sexta-feira, 29 agosto 2025

Vereadores de oposição pressionam por análise de pedido de afastamento de Clendes antes de votar Refis

Por Matheus Aguiar, da Folha do Acre

Na manhã desta quinta-feira (28), vereadores de oposição na Câmara Municipal de Rio Branco se posicionaram contrários à votação do Programa de Recuperação Fiscal (Refis 2025) antes da análise do requerimento que pede o afastamento do superintendente da RBTrans, Clendes Vilas Boas, alvo de supostas acusações de assédio moral e sexual. A posição foi divulgada durante uma coletiva de imprensa realizada na sala de reuniões da Casa.

Os parlamentares da oposição reforçaram que não são contra o Refis, mas que estão apenas buscando, dentro do Regimento Interno, que o requerimento de afastamento seja apreciado antes da pauta de votação do programa fiscal.

O vereador Zé Lopes explicou que, em reunião da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), precisou substituir o presidente da comissão, vereador Aiache, justamente por conta de três vetos que estavam travando a pauta.

“Ontem tivemos uma reunião da CCJ sem o vereador Aiache, presidente da comissão, e eu acabei substituindo ele justamente por causa dos três vetos, que estavam travando a pauta”, afirmou.

Já o vereador Neném Almeida criticou a condução da Câmara e afirmou que a Casa estaria se submetendo aos interesses do Executivo.

“Essa casa parece um puxadinho da prefeitura. O que estamos vendo é isso, que o presidente faz tudo que o prefeito quer, e isso nos preocupa muito porque essa casa está parada por causa do mando e desmando do prefeito”, disse.

Publicidade