quarta-feira, 13 agosto 2025

Três casos de raiva em animais são confirmados no Acre; IDAF alerta para vacinação

Redação Folha do Acre

O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (IDAF) confirmou três casos de raiva em animais herbívoros na região do Juruá: dois em Mâncio Lima e um em Cruzeiro do Sul. Uma suspeita adicional em Mâncio Lima ainda está sendo investigada, de acordo com informações do site Juruá24horas.

Segundo o médico veterinário Diego Muniz, responsável pelo programa de controle da doença, o IDAF realiza visitas periódicas aos produtores rurais e captura morcegos hematófagos, principais transmissores da raiva, para monitorar e controlar a população desses animais. “A prevenção é a vacina, que é eficaz e deve ser aplicada anualmente. A raiva não tem cura, por isso a vacinação é fundamental”, ressaltou Muniz. Apesar de apenas a vacinação contra a brucelose ser obrigatória, a imunização contra a raiva é fortemente recomendada para proteger tanto a saúde pública quanto os animais dos produtores.

O IDAF orienta que os produtores observem sinais de raiva, como dificuldade de andar, paralisia das patas traseiras, convulsões e salivação excessiva, e notifiquem o órgão em até 24 horas. Quem tiver contato com a saliva de um animal infectado deve procurar imediatamente um posto de saúde para iniciar o tratamento preventivo. Muniz destacou ainda a parceria entre IDAF e Secretaria de Saúde para campanhas de vacinação e reforço em cães e gatos, lembrando que a raiva é uma doença que pode afetar qualquer mamífero.

Publicidade