terça-feira, 5 agosto 2025

Segurança é agredido por expositor armado durante tentativa de retirada irregular de materiais na Expoacre

Por Kauã Lucca, da Folha do Acre

Um episódio de violência marcou o encerramento da Expoacre 2025. Durante a madrugada desta segunda-feira, 4, um segurança foi brutalmente agredido por um expositor armado que tentou retirar materiais de seu estande sem a devida autorização, no Parque de Exposições Wildy Viana, em Rio Branco.

De acordo com relatos de testemunhas que preferiram não se identificar, o incidente ocorreu por volta das 3h da manhã, logo após o fechamento oficial do parque. A organização do evento havia determinado que a retirada dos materiais das bancas só poderia ser feita a partir do meio-dia desta segunda, como forma de evitar furtos — prática recorrente em edições anteriores da feira.

O expositor, que segundo a testemunha, é proprietário de uma açaiteria, começou a discutir com o segurança porque queria sair com os materiais antes do horário autorizado. Dois homens que estavam com ele, também seguranças do estande, começaram a agredir o trabalhador, enquanto outros apenas assistiam. A vítima não teve como reagir. Foi muito sangue. Ele apanhou sozinho”, relatou a testemunha.

A situação se agravou quando outros seguranças da feira chegaram para apoiar o colega agredido. Segundo os relatos, o expositor sacou uma arma de fogo para intimidar os demais. “Ele entrou armado porque os expositores com passe livre não estavam sendo revistados na entrada”, explicou um segurança que trabalhava também no local.

Os próprios seguranças do evento confirmaram que o acesso irrestrito de expositores credenciados às dependências do Parque de Exposição, sem qualquer tipo de revista, possibilitou que o agressor estivesse armado dentro do local. A ausência de um protocolo de segurança mais rígido levantou preocupações entre os trabalhadores que atuaram na feira.

Uma segurança que também estava de plantão classificou a ação como covarde. “Ele foi extremamente covarde. Nós estávamos apenas cumprindo ordens da organização, inclusive para proteger os próprios bens dos expositores.”

Muito abalado, o segurança agredido precisou ser encaminhado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA), e em seguida foi à delegacia e registrou um boletim de ocorrência (B.O). O caso agora segue sob investigação das autoridades policiais. A organização da Expoacre ainda não se manifestou oficialmente sobre o ocorrido.

Um vídeo recebido, com exclusividade, pela a Folha do Acre, mostra as cenas de selvageria ocorrida no caso.

Veja o vídeo:

Publicidade