Durante entrevista concedida à Folha do Acre no último domingo, 3, na última noite da Expoacre 2025, o secretário de Estado de Habitação e Urbanismo (Sehurb), Egleuson Santiago, destacou uma série de ações estruturantes voltadas à garantia de moradia digna para a população acreana, especialmente nas áreas de maior vulnerabilidade social. O foco da conversa foi a construção de novas moradias em diferentes regiões do estado, o processo de cadastramento de famílias em programas habitacionais e a tão sonhada construção de uma ponte no bairro Aeroporto Velho, em Rio Branco.
De acordo com o secretário, um dos destaques da participação da pasta na Expoacre foi a instalação de um protótipo de casa popular no Parque de Exposições. O espaço atraiu atenção do público ao permitir que as famílias interessadas pudessem visualizar, de forma prática, a estrutura da residência que inclui dois quartos, sala, cozinha, área de serviço e banheiro adaptado para pessoas com deficiência. No mesmo local, a Secretaria disponibilizou um ponto de atendimento para novos cadastros no programa habitacional voltado a famílias com renda de até R$ 2.640.
“O objetivo é facilitar o acesso da população à informação e garantir que todos possam participar corretamente da seleção, inclusive corrigindo possíveis erros nos cadastros já realizados”, explicou Egleuson.

A gestão tem investido fortemente na construção de casas em diferentes municípios do interior do estado. Segundo o secretário, apenas no bairro Praia do Fundo, em Rio Branco, já estão em andamento 300 moradias, enquanto outras 383 estão sendo construídas na região da Cidade do Povo, por meio do programa estadual ProMoradia. A previsão é de que essas unidades sejam entregues a partir de outubro.
Além disso, mil casas serão construídas por meio do programa federal Minha Casa, Minha Vida, com apoio do Governo do Estado, que ficará responsável pela infraestrutura dos conjuntos. A meta é entregar ainda neste ano um total de 1.250 unidades habitacionais.
Nos municípios do interior, a expectativa é emitir ordens de serviço até o fim de agosto para construção de 50 casas em Tarauacá, 25 em Feijó, outras 25 em Plácido de Castro e unidades também em Assis Brasil. Famílias de municípios como Mâncio Lima, Rodrigues Alves, Marechal Thaumaturgo e Brasiléia também estão sendo contempladas com o processo de inscrição, em parceria com o Governo Federal.

Um novo projeto habitacional voltado à zona rural também foi anunciado. Trata-se da construção de 50 casas na comunidade Valteraz, em Bujari. O contrato para início das obras deve ser assinado ainda neste mês de agosto.
Durante a entrevista, Egleuson ressaltou que os critérios de seleção seguem regulamentações federais, com prioridade para pessoas com deficiência, idosos, mulheres vítimas de violência e famílias com renda dentro do limite estabelecido. O governo estadual ainda incorpora critérios locais, como o histórico de alagamentos.
Sobre possíveis fraudes, o secretário afirmou que a Secretaria mantém uma equipe ativa de fiscalização. “Quando recebemos denúncias, averiguamos. Até agora, as investigações não apontaram irregularidades como venda de casas. Mas mantemos o monitoramento, pois os imóveis não podem ser comercializados por pelo menos cinco anos”, reforçou.
Ao final da conversa, o secretário confirmou um antigo desejo dos moradores da região do Aeroporto Velho: a construção de uma ponte. “Morei lá a vida inteira. É um sonho antigo da comunidade. E esse sonho vai sair do papel”, garantiu Egleuson.
O secretário também reforçou que a Secretaria está à disposição da população e que o compromisso da gestão é garantir moradia digna, com transparência e responsabilidade.
“Nossa missão é transformar a vida das pessoas com habitação e urbanismo que respeitem as realidades locais. E seguiremos firmes nesse propósito até 2026, com a meta de entregar quase 23 mil unidades habitacionais em todo o estado”, concluiu.