quarta-feira, 27 agosto 2025

Rio Branco sobe 35 posições no Ranking de Competitividade dos Municípios; Cruzeiro do Sul cai 50

Redação Folha do Acre

Os municípios do Acre oscilaram na sexta edição do Ranking de Competitividade dos Municípios, mas seguem ocupando a metade da tabela do levantamento. A capital do estado, Rio Branco, ganhou 35 posições em relação ao ano passado e ocupa agora a 181ª colocação. Por outro lado, Cruzeiro do Sul perdeu 50 colocações e está na 373ª posição.

Todos os resultados do desempenho dos 418 municípios avaliados serão apresentados no evento de lançamento do ranking, no dia 27 de agosto, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília.

A capital do Acre evoluiu em oito dos 13 pilares avaliados do levantamento, com destaque para performances em Capital Humano (23ª) e Funcionamento da Máquina Pública (27ª). Por outro lado, Rio Branco está na parte de baixo da tabela nos pilares de Saneamento (347ª), Acesso à Saúde (318ª) e Segurança (312ª). Em relação aos indicadores, Rio Branco atinge pontuação máxima em destinação do lixo e está na quinta colocação em qualificação dos trabalhadores em emprego formal.

Outro município do estado avaliado nesta edição do ranking foi Cruzeiro do Sul, que perdeu 50 posições e hoje ocupa a 373ª colocação. A cidade se destaca no pilar de Acesso à Saúde (+212, na 16ª colocação). O destaque negativo é nos pilares de Inovação e dinamismo econômico (404ª), Sustentabilidade fiscal (395ª) e Inserção Econômica (395ª).

O Ranking de Competitividade dos Municípios do CLP está em sua sexta edição. Ele apresenta os resultados detalhados dos municípios do país com mais de 80 mil habitantes. O levantamento se baseia em 65 indicadores, distribuídos em 13 pilares temáticos considerados fundamentais para a promoção da competitividade e melhoria da gestão pública das cidades brasileiras: Sustentabilidade Fiscal, Funcionamento da Máquina Pública, Acesso à Saúde, Qualidade da Saúde, Acesso à Educação, Qualidade da Educação, Segurança, Saneamento, Meio Ambiente, Inserção Econômica, Inovação e Dinamismo Econômico, Capital Humano e Telecomunicações.

“Uma cidade eficiente é aquela que consegue gerar efeitos positivos e transformar a realidade da sociedade a partir de políticas públicas baseadas em dados, com um uso racional de recursos. Esse trabalho se torna ainda mais importante em ano eleitoral. O Ranking é uma ferramenta primordial para nortear as gestões dos novos prefeitos nos quatro cantos do país”, destaca Tadeu Barros, diretor-presidente do CLP.

Nesta sexta edição do ranking, foi utilizada para recorte populacional dos municípios a estimativa populacional do IBGE para o ano de 2024. Considerando isto, nesta edição 14 cidades passaram a compor levantamento, somando 418 municípios no total: Alfenas-MG, Arcoverde-PE, Barbalha-CE, Belo Jardim-PE, Biguaçu-SC, Canaã dos Carajás-PA, Carpina-PE, Ceará-Mirim-RN, Cianorte-PR, Eusébio-CE, Itapema-SC, Matão-SP, São Roque-SP e Três Rios-RJ.

A edição deste ano também conta pelo quarto ano consecutivo com camadas de avaliação adaptadas aos parâmetros ESG e ODS, que permitem avaliar a situação dos municípios a partir de parâmetros de sustentabilidade.

Para conferir todas as informações sobre as cidades do Acre avaliadas no Ranking de Competitividade dos Municípios, acesse: www.rankingdecompetitividade.org.br.

Sobre o CLP (Centro de Liderança Pública)

O CLP (Centro de Liderança Pública) é uma organização suprapartidária que busca engajar a sociedade e desenvolver líderes públicos para enfrentar os problemas mais urgentes do Brasil. Há 15 anos, defende um Estado Democrático de Direito eficiente no uso de seus recursos e constituído sobre princípios republicanos.

Publicidade