terça-feira, 26 agosto 2025

Quem é Cayo Lucas, preso por suspeita de ameaça de morte a Felca e venda de pornografia infantil

Redação Folha do Acre

Rapaz de 21 anos foi preso em Olinda na manhã desta segunda, 25, em operação conjunta da Polícia de SP e de Pernambuco. Defesa dele não foi localizada

Cayo Lucas Rodrigues dos Santos, de 21 anos, foi preso na manhã desta segunda-feira, 25, em Olinda, Pernambuco. Ele é suspeito de fazer ameaças de morte ao youtuber Felca e de vender pornografia infantil na internet. A defesa dele não foi localizada.

Segundo a Secretaria da Segurança Pública de São Paulo (SSP), Cayo foi localizado na casa em que morava. No momento da abordagem, ele estava com um rapaz identificado como Paulo Vinícius, que também foi preso.

De acordo com a polícia, o computador deles estava em uso e aberto na tela de acesso à plataforma da Secretaria da Segurança Pública do Estado de Pernambuco, “circunstância que reforça a gravidade da conduta e será objeto de análise pericial”.

Segundo a Polícia Civil de Pernambuco, o suspeito confessou que comprava senhas de acesso a sistemas sigilosos no Telegram, serviço de mensagens instantâneas. “Foi constatado que ele estava com um computador aberto e logado no sistema da polícia aqui de Pernambuco. Ele estava com acesso, com a senha e outras credenciais anotadas, inclusive elas estavam funcionando perfeitamente. Ele acabou confessando que adquiriu as credenciais em grupos no Telegram”, disse o delegado Eronides Meneses, da Delegacia de Crimes Cibernéticos de Pernambuco.

Cayo Lucas e Paulo Vinícius foram autuados em flagrante pelo crime de invasão de dispositivo informático com acesso a informações sigilosas, por terem entrado no sistema da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco. Se condenados, a pena pode chegar a até cinco anos de prisão.

“Conseguiam invadir sistemas das polícias do Brasil e do Poder Judiciário, conseguindo inclusive inserir informações de mandado de prisão de qualquer indivíduo, qualquer pessoa que fosse inimiga do grupo”, disse Meneses. “Eles utilizavam essas informações também para abertura de contas para lavagem de dinheiro e recebimento de pagamentos.”

Em postagem nas redes sociais, o secretário da Segurança Pública de SP, Guilherme Derrite, disse que p rapaz vendia pornografia infantil.

“A Polícia Civil de São Paulo acaba de prender em Pernambuco um indivíduo que ameaçou o youtuber Felca após as suas denúncias. Um belo trabalho de investigação que levou até a esse criminoso que, além das ameaças, vendia material infantil nas redes”, afirmou Derrite.

Estadão

Publicidade