sexta-feira, 15 agosto 2025

Quase 3 mil crianças aguardam vagas em creche no Acre, aponta levantamento

Redação Folha do Acre

A espera por vagas em creches no Acre atinge quase 3 mil crianças e revela um desafio que afeta tanto a rotina das famílias quanto o desenvolvimento na primeira infância.

Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD-C) e do Censo Escolar apontam que cerca de 2,8 mil crianças, de 0 a 3 anos, continuam fora das redes de ensino no estado.

O estado lidera o ranking nacional de falta de acesso, com 44,4% das crianças de 0 a 3 anos fora das salas de aula.

Em Rio Branco, mesmo com a abertura de um novo Centro de Educação Infantil e a previsão de entrega de mais duas unidades, a demanda ainda supera a oferta. A taxa de crianças fora da creche é a segunda pior do país, chegando a 34%, e um total de 1,8 mil.

Em nota, a Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE-AC) informou que o atendimento em creches é de responsabilidade das redes municipais nos 22 municípios do Acre e que atua no apoio à alfabetização e permanência escolar a partir dos anos iniciais.

Nota na íntegra da SEE

A Secretaria de Estado de Educação e Cultura informa que que o atendimento em creches é de responsabilidade e gestão exclusiva das redes municipais nos 22 municípios do Acre.

Ressalta que mantém atuação direta no interior para assegurar alfabetização e permanência escolar a partir dos Anos Inicias, apoiando as prefeituras.

Por meio do Programa Alfabetiza Acre, o estado alcançou, conforme o Indicador Criança Alfabetizada, o segundo melhor índice de alfabetização infantil da Região Norte, fortalecendo ações integradas com municípios e ampliando investimentos para garantir educação de qualidade a todas as crianças.

Já a prefeitura da capital destacou que ‘tem envidado esforços contínuos para ampliar o acesso à educação infantil na etapa de creche, ciente da importância dessa fase para o desenvolvimento integral das crianças e do apoio às famílias que necessitam desse atendimento’.

Nota da Prefeitura de Rio Branco

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Educação, tem envidado esforços contínuos para ampliar o acesso à educação infantil na etapa de creche, ciente da importância dessa fase para o desenvolvimento integral das crianças e do apoio às famílias que necessitam desse atendimento.

Em abril do ano passado, dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), levantados pela organização Todos Pela Educação, demonstraram que o Acre tem a maior porcentagem do país de crianças sem vaga em creches por conta de dificuldades de acesso. Foi observado que 48%, ou seja, cerca de 28,7 mil crianças estão fora da educação infantil.

Em outubro, um levantamento do Gabinete de Articulação para a Efetividade da Política da Educação no Brasil (Gaepe-Brasil) apontou que os municípios do Acre têm mais de 2,8 mil crianças na fila de espera para creches.

Informações G1

Publicidade