Nesta sexta-feira, 1º de agosto de 2025, o Acre terá um dia de calor com predomínio de sol e nuvens, acompanhados de chuvas pontuais, principalmente nas regiões central e oeste do estado. As microrregiões de Cruzeiro do Sul e Tarauacá terão tempo quente com possibilidade de chuvas passageiras, mas com baixa probabilidade de precipitações fortes. Já o leste e sul, abrangendo Rio Branco, Brasileia e Sena Madureira, também registram temperaturas elevadas, com sol e nuvens, e chance de chuvas rápidas e isoladas.
A umidade relativa do ar varia conforme a região: nas áreas leste e sul, as mínimas ficam entre 40% e 50% durante a tarde, enquanto as máximas atingem entre 85% e 95% ao amanhecer. No centro e oeste, a umidade mínima é um pouco mais alta, entre 55% e 65% à tarde, chegando a 90% a 100% pela manhã. Os ventos devem soprar fracos a calmos, predominando direções do norte, com variações para noroeste e nordeste.
As temperaturas mínimas deverão oscilar entre 18ºC e 23ºC, enquanto as máximas ficam entre 30ºC e 33ºC, dependendo da localidade. Nas cidades como Rio Branco, Senador Guiomard e Porto Acre, a mínima estará entre 18ºC e 20ºC e a máxima entre 31ºC e 33ºC. Já em Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves, as temperaturas variam entre 21ºC e 23ºC no período mais fresco, chegando a 33ºC no auge do calor. Regiões como Marechal Thaumaturgo, Porto Walter e Jordão apresentarão mínimas entre 21ºC e 23ºC e máximas um pouco mais amenas, entre 30ºC e 32ºC.
No cenário mais amplo da região norte, o calor continuará predominando com sol e nuvens, e a possibilidade de chuvas variando de acordo com os pontos, especialmente no Acre, no sudeste, sul e sudoeste do Amazonas, e no norte e oeste de Rondônia. Em outras áreas do Amazonas, o tempo quente e abafado deve se combinar com chuvas pontuais, que podem ser intensas e acompanhadas de temporais.
O dia promete ser típico do inverno amazônico, com alternância entre períodos de sol e pancadas de chuva rápidas, proporcionando um clima quente e úmido característico da estação. As informações são do pesquisador meteorológico Davi Friale, divulgadas em seu portal de notícias climáticas “O Tempo Aqui”.