quinta-feira, 28 agosto 2025

Prefeito Zequinha Lima abre 8ª edição do Festival da Farinha destacando valorização da cultura e protagonismo dos agricultores

Por Gina Menezes, da Folha do Acre

O prefeito de Cruzeiro do Sul, Zequinha Lima (PP), participou na noite desta quarta-feira (27) da abertura oficial da oitava edição do Festival da Farinha, evento que reúne agricultores, microempreendedores e produtores rurais de toda a região do Juruá. Em seu discurso, o prefeito destacou que o festival simboliza a continuidade do trabalho de sua administração em dar evidência à cultura local.

”Estamos dando o pontapé inicial, é a continuidade do nosso trabalho de valorizar a cultura local. Pelo quinto ano seguido realizamos o festival, que chega agora à sua oitava edição. Dessa vez, estamos trazendo para um espaço diferente, que é a cara da nossa gestão, um espaço que nós construímos e que cada vez mais buscamos valorizar como local de entretenimento, lazer e esporte”, afirmou.

Zequinha Lima também ressaltou que a festa garante segurança, conforto e estrutura para o público, reforçando que o verdadeiro protagonismo pertence aos agricultores.“Você que está em casa, vem para o Festival da Farinha. A festa acontece de quarta a sábado, com muita coisa bonita e boa. Aqui tem segurança e estacionamento. Mas os protagonistas são os agricultores, que fazem o verdadeiro festival acontecer”, completou.

De acordo com a prefeitura, cerca de 60 agricultores e 117 microempreendedores participam da edição deste ano, que também conta com uma casa de farinha tradicional funcionando todas as noites no complexo. O espaço permite que os visitantes acompanhem de perto o processo de produção do produto que é marca registrada da região.

O prefeito lembrou ainda os investimentos da gestão municipal para apoiar os produtores e fortalecer a agricultura familiar. “O festival é por conta da cultura da farinha, que é a melhor do Brasil. Aqui o público pode observar como ela é feita, diretamente com os agricultores. Afinal, são eles que abastecem a cidade. Nossos primeiros quatro anos de gestão foram marcados pela distribuição de equipamentos para ajudar os produtores a aumentar a produção com mais eficiência. Isso se reflete no que vemos aqui: quando o agricultor produz mais, o preço fica mais acessível e o alimento chega com qualidade à mesa das famílias”, destacou Zequinha.

O Festival da Farinha de Cruzeiro do Sul segue até sábado, com programação cultural, shows, feira de produtos regionais e a tradicional celebração da farinha acreana, considerada a melhor do país.

Publicidade