Mesmo sem aparecer entre os primeiros colocados nas pesquisa do Instituto RealTime Big Data, divulgada na última terça-feira, 19, o senador Sérgio Petecão (PSD) demonstrou confiança em relação às eleições de 2026.
“Nunca disputei uma eleição em tão boa situação política, como a que eu disputarei em 2026. Tenho a maioria dos prefeitos e serei reeleito, sei o que estou fazendo”, afirmou Petecão ao Blog do Crica.
A mais recente pesquisa revelou cenários competitivos para a disputa pelas vagas ao Senado. No levantamento espontâneo, em que o eleitor cita nomes sem apresentação de opções, o governador Gladson Cameli aparece com 5%, seguido por Jorge Viana (1%) e Márcio Bittar (1%).
Nos cenários estimulados, Gladson Cameli mantém a dianteira. No primeiro cenário, ele lidera com 28%, enquanto Márcio Bittar aparece com 16%, Jorge Viana com 14%, Jéssica Sales com 12%, Mara Rocha com 10% e Sérgio Petecão com 5%. Já no segundo cenário testado, Gladson sobe para 31%, Bittar tem 17%, Jorge 15%, Mara Rocha 14% e Petecão aparece com 6%.
A pesquisa também avaliou a rejeição dos candidatos. Jorge Viana lidera com 46%, seguido por Márcio Bittar (31%), Gladson Cameli (25%), Sérgio Petecão (22%), Jéssica Sales (13%) e Mara Rocha (11%).
A médica Jéssica Sales (MDB) pode ser uma das candidatas a movimentar o cenário eleitoral. Mesmo sem fazer campanha e com baixa exposição pública, já desponta com 12% das intenções de voto na pesquisa. O desempenho animou o MDB, que avalia a possibilidade de lançar sua candidatura ao Senado no próximo ano.