quinta-feira, 7 agosto 2025

Petecão descarta abrir mão de candidatura ao Senado em troca de filiação de Alan Rick ao PSD

Por Mirlany Silva, da Folha do Acre

O senador Sérgio Petecão (PSD) afirmou, nesta quinta-feira, 7, que não há qualquer possibilidade de abrir mão da presidência estadual do PSD ou de sua candidatura à reeleição ao Senado Federal para dar espaço ao senador Alan Rick (União Brasil), que negocia sua ida ao partido com vistas à disputa ao governo do Acre em 2026. A declaração foi feita ao Blog do Crica.

“Eu vejo até como piada, duvido que alguém tenha a coragem de me fazer este tipo de proposta”, disparou Petecão. “Sou candidato ao Senado, não abro, porque vou disputar a reeleição no meu melhor momento político. Sou um dos fundadores do PSD, fui o primeiro senador a se filiar ao partido, tenho história.”

O senador também afirmou que o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, jamais lhe sugeriu ou proporia que renunciasse à candidatura. “O Kassab é um amigo próximo”, garantiu Petecão, reforçando que sua principal pauta no momento é continuar trabalhando sua reeleição.

A fala de Petecão vem em meio à confirmação, na quarta-feira, 6, de que Alan Rick deverá mesmo disputar o governo do Acre pelo PSD, conforme antecipado pelo Blog. “Estou com o pé no PSD”, declarou Alan, revelando que faltam apenas pequenos ajustes para oficializar sua entrada na legenda — algo que deve ser definido em reunião com a direção nacional do partido.

A aproximação de Alan Rick com o PSD foi iniciada após convite direto de Gilberto Kassab. Mesmo sem ter sido informado oficialmente das tratativas finais, Petecão declarou não ver problema na filiação do colega ao partido. “Da minha parte não tem problema, quem manda no PSD é o Kassab”, afirmou.

Na última terça-feira, 5, o blog já havia antecipado que Alan Rick teve uma conversa avançada com a cúpula nacional do PSD sobre a possibilidade de disputar o governo estadual pela legenda. Agora, com a confirmação de ambas as partes, os bastidores políticos do Acre entram em novo compasso de articulação para as eleições de 2026.

Publicidade