Durante a oitava noite da Expoacre 2025, realizada no último sábado, 2, no Parque de Exposições Wildy Viana, a presidente da Associação Comercial, Industrial, de Serviço e Agrícola do Acre (Acisa), Patrícia Dossa, destacou a força do empreendedorismo feminino na maior feira de negócios do estado. Em entrevista à jornalista Gina Menezes, no estande da Folha do Acre, Patrícia reforçou o papel fundamental das mulheres na economia acreana e ressaltou o trabalho desenvolvido pelo Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC).
A presença das mulheres empreendedoras foi fortalecida, mais uma vez, com a realização do Encontro de Mulheres na ExpoAcre, promovido na terça-feira, 29, pelo CMEC em parceria com a Secretaria de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict). O evento reuniu diversos coletivos femininos que atuam em diferentes setores da economia, como o Compre de uma Mamãe, Elas Fazem Acontecer e o Encontro das Becholeiras.
“O CMEC vem para unir essas mulheres, fomentar o empreendedorismo feminino e criar oportunidades. Porque, sim, ainda é mais difícil para a mulher empreender. Nós temos múltiplas jornadas: filhos, casa, marido, pais. É uma realidade. E o Conselho trabalha justamente para facilitar esse caminho, oferecendo cursos, palestras e apoio nos municípios”, afirmou Patrícia.
A presidente da Acisa também destacou que esta é a quarta edição consecutiva com espaço dedicado exclusivamente ao empreendedorismo feminino dentro da Expoacre. Em 2025, 25 empreendedoras ocuparam o estande, revezando-se ao longo das nove noites do evento. “Sem o apoio do CMEC e desses movimentos, muitas não conseguiriam estar aqui. É muito gratificante vê-las tendo visibilidade e oportunidade de fazer negócios”, pontuou.
Patrícia celebrou ainda a organização e o crescimento da feira este ano. Segundo ela, a presença expressiva de empresários, inclusive com negociações internacionais com países como Bolívia e Peru, demonstra que a Expoacre está se consolidando como um verdadeiro ambiente de negócios.
“A economia precisa movimentar também a compra, venda e negociação, e não apenas shows, bebidas e comidas, que também são importantes e ajudam muitos empresários”, declarou Dossa.
Além do apoio às empreendedoras, a Acisa também está à frente do concurso que premia os estandes mais bonitos da feira, com votação popular e prêmios que chegam a R$ 20 mil. A associação também ficou responsável pelo estacionamento oficial do evento, oferecendo serviços de apoio principalmente voltados ao público feminino, como carregamento de celular e auxílio em situações emergenciais.
Primeira mulher a presidir a Acisa em seus 114 anos de história, Patrícia Dossa encerrou a entrevista com um recado inspirador. “Espero que meu trabalho inspire outras mulheres. Nós precisamos ocupar mais espaços de liderança. Nós merecemos”.