quinta-feira, 7 agosto 2025

“Não podemos abrir mão de recursos federais por birra ideológica”, dispara Zé Lopes sobre crise de água em Rio Branco

Por Matheus Aguiar, da Folha do Acre

Na sessão desta quinta-feira (7), o vereador Zé Lopes (Republicanos) usou a tribuna da Câmara Municipal para criticar o poder público e questionar a recusa da prefeitura em aderir ao programa de cisternas do Governo Federal, que visa melhorar o abastecimento de água em áreas vulneráveis.

O parlamentar citou a recente abertura de investigação pelo Ministério Público Federal (MPF) para apurar a atuação da prefeitura em relação ao programa. Segundo Zé Lopes, a cidade enfrenta problemas estruturais sérios de distribuição e armazenamento de água, especialmente nas regiões mais altas da capital.

“Rio Branco é uma cidade rodeada de rios e igarapés, mas infelizmente a estrutura de distribuição e reservatórios de água aqui em Rio Branco é precária e o governo federal tem um programa pra financiar parte desse problema”, afirmou o vereador.

Zé Lopes não poupou críticas. Para ele, a motivação por trás da recusa dos recursos federais seria política.

“A gente não pode abrir mão de recursos federais por causa de birras ideológicas, porque quem sofre é o morador da parte alta da cidade que nesse período já estava sem água”, afirmou.

O parlamentar ainda questionou a falta de ações no enfrentamento à crise hídrica.

“O que foi feito do ano passado a respeito da água aqui de Rio Branco? Por que a prefeitura de Rio Branco está dispensando o recurso do governo federal?”, indagou Zé Lopes.

Publicidade