terça-feira, 19 agosto 2025

MPAC abre inquéritos para investigar desmatamento em fazendas no Juruá

Por Aikon Vitor, da Folha do Acre

O Ministério Público do Acre (MPAC) abriu dois inquéritos civis para investigar desmatamentos em fazendas na região do Juruá. A decisão foi publicada nesta quinta-feira (14) no Diário Eletrônico do MPAC.

Um dos casos envolve a Fazenda São João 3, de L. L. S., onde foram desmatados quase 27 hectares. O outro diz respeito à Fazenda São João 2, de F. L. S., com registro de mais de 66 hectares desmatados, além de uma área de 9 hectares derrubada entre janeiro e setembro de 2024.

A promotora de Justiça Manuela Canuto de Santana Farhat explicou que os procedimentos de investigação estavam em andamento há mais de seis meses e agora precisam ser convertidos em inquéritos civis para avançar. Isso vai permitir que sejam feitas diligências, como inspeções, perícias e coleta de documentos, e que órgãos ambientais, como o IMAC e o IBAMA, sejam consultados.

O objetivo é apurar os fatos e, dependendo do resultado, recomendar ações para reparar os danos, firmar acordos com os proprietários ou entrar com ação judicial.

Publicidade