sábado, 16 agosto 2025

Milhares de fiéis acompanham procissão do Novenário de Nossa Senhora da Glória em Cruzeiro do Sul

Redação Folha do Acre

Cruzeiro do Sul viveu, na noite desta sexta-feira (15), um momento de intensa devoção com a procissão que encerrou o Novenário de Nossa Senhora da Glória. Milhares de fiéis acompanharam o cortejo, que saiu da Catedral dedicada à padroeira e percorreu as principais ruas do centro da cidade, reunindo moradores locais e visitantes.

Entre os participantes esteve o governador Gladson Cameli, que destacou a importância da celebração, realizada este ano em sua 107ª edição. O evento recebeu um reconhecimento inédito: foi declarado patrimônio histórico imaterial do Acre pelo governo estadual, após aprovação do Conselho Estadual de Patrimônio e publicação no Diário Oficial.

Foto: José Caminha/Secom

Tradicionalmente organizado na primeira quinzena de agosto pela Diocese de Cruzeiro do Sul, o Novenário reúne programação variada, com missas, romarias e a procissão das crianças. Atualmente, é considerado o segundo maior evento religioso da região Norte, atrás apenas do Círio de Nazaré, em Belém (PA).

Foto: José Caminha/Secom

Para Cameli, a festa representa não apenas fé, mas também identidade cultural. “É uma linda expressão de fé que sempre esteve presente na vida da minha família e de muitos cruzeirenses. Esse reconhecimento é mais do que merecido. Fico feliz do Acre ter no seu coração um evento tão grandioso e lindo”, afirmou.

Publicidade