Ícone do site Folha do Acre

Mailza Assis será candidata ao governo do Acre pela federação PP-União Brasil

No cenário político acreano, a corrida pelo Palácio Rio Branco ganhou um capítulo decisivo nesta quinta-feira, 14, conforme noticiou o Blog do Crica. A vice-governadora Mailza Assis (PP) foi confirmada como candidata ao governo pela futura federação entre o Progressistas (PP) e o União Brasil (UB). A garantia partiu do presidente nacional do PP, senador Ciro Nogueira, em áudio enviado diretamente a Mailza, e foi confirmada pelo presidente do diretório municipal do União Brasil, Fábio Rueda.

Segundo Rueda, a escolha de Mailza é “natural” diante do rompimento político entre o senador Alan Rick (UB) e o governador Gladson Cameli (PP). “A Mailza é a candidata natural ao governo da federação. Não vejo outro cenário”, declarou.

A confirmação de Ciro Nogueira coloca fim a qualquer especulação sobre mudanças na cabeça de chapa da federação. Fontes ligadas ao grupo político de Alan Rick já dão como certo que ele não será o nome escolhido para disputar o governo pela aliança PP-UB. A expectativa é de que o senador se filie ao Republicanos, partido que, nos bastidores, já considera sua entrada como certa.

Sem espaço na federação, Alan Rick deve priorizar a formação de um novo bloco político, com foco na atração do MDB. Nos planos, estaria a oferta de espaço para indicação do vice-governador ou da segunda vaga ao Senado.

Uma possível aproximação com o PSD, no entanto, é considerada improvável. Aliados de Alan não veem com bons olhos a presença do senador Sérgio Petecão (PSD) como candidato ao Senado na mesma chapa, já que a candidatura da deputada federal Mara Rocha (Republicanos) é tratada como prioridade dentro do grupo.

Com a decisão de Ciro Nogueira, a disputa pelo governo do Acre em 2026 começa a ganhar contornos mais definidos, e Mailza Assis entra oficialmente na corrida com o respaldo nacional do seu partido e o apoio da futura federação PP-União Brasil.

Sair da versão mobile