Durante entrevista concedida na noite deste sábado, 2, à Folha do Acre, nos estúdios instalados no Parque de Exposições Wildy Viana, a vice-governadora Mailza Assis (PP) comentou o atual cenário político acreano diante da proximidade da sucessão ao governo estadual em 2026. A declaração foi dada durante a oitava noite da Expoacre 2025.
Mailza, que também é titular da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), deverá assumir o comando do Estado em abril de 2026, quando o governador Gladson Cameli (PP) deixará o cargo para concorrer ao Senado. Questionada sobre o ambiente de articulações políticas e a antecipação de debates internos sobre possíveis candidaturas, a vice-governadora disse considerar a movimentação normal, mas reforçou que ainda é tempo de focar na gestão.
“A campanha sempre se antecipa, e a política é assim: muito dinâmica. A gente precisa estar preparado para tudo. Mas o fato é que estamos em 2025, ainda há muito trabalho a ser feito. Cada candidatura precisa ser muito bem pensada e avaliada pela população,” afirmou.
Mailza destacou que sua candidatura ao governo deve ser entendida como parte de um processo natural, diante da posição que ocupa no Executivo estadual.
“Estou vivendo um ciclo natural da política. Sou vice-governadora e, com a saída do governador para disputar o Senado, assumirei o governo do Estado. Ainda há um tempo até o período eleitoral. É normal que outras pessoas coloquem seus nomes à disposição. Essa especulação faz parte do processo,” declarou.
Apesar das movimentações já em curso nos bastidores, Mailza afirmou que o debate eleitoral será apropriado no tempo certo. “O ano que vem é que teremos eleições. Aí sim será o momento de discutir as propostas e construir um projeto de governo com seriedade e responsabilidade,” concluiu.