Nesta edição do concurso gastronômico do Festival da Farinha de Cruzeiro do Sul, realizado nesta quarta-feira, 27, durante a primeira noite do evento, premiou, um prato inusitado: um macarrão feito de macaxeira. A receita garantiu o primeiro lugar para Marciane Uchôa, moradora do Ramal Pentecostes, que recebeu das mãos do prefeito Zequinha Lima o prêmio de R$ 2 mil.
Emocionada, Marciane agradeceu o apoio de familiares e amigos. “Estou muito feliz com a vitória. O prato foi feito em apenas meia hora, em casa, e preparado com muito carinho. Foi uma receita diferente e desafiadora, mas que valeu a pena. Estou cheia de objetivos com esse prêmio”, disse.
Ao todo, dez participantes apresentaram receitas criativas à base de mandioca, como bolos e purês. Antes da competição, todos passaram por um curso de capacitação promovido pela Prefeitura, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), voltado para o aproveitamento dos derivados da mandioca.
O secretário de Agricultura, Nildson Moura, destacou a importância da iniciativa para a valorização dos produtores locais. “A mandioca oferece inúmeras possibilidades de preparo e pode ser uma fonte de renda extra. Com premiações atrativas, incentivamos os produtores a se aperfeiçoarem e a fortalecerem a cadeia produtiva”, afirmou.
Além da disputa gastronômica, o festival ainda terá outros concursos tradicionais, como o da maior mandioca, mandioca mais pesada, maior tapioca e melhor farinha, com prêmios que somam R$ 18 mil.