Durante a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Cooperativa Central de Comercialização Extrativista do Acre (Cooperacre), na manhã desta sexta-feira, 8, em Rio Branco, o presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), Jorge Viana, elogiou a postura de Lula ao tratar com respeito lideranças de diferentes correntes políticas.
“Mas dias melhores virão. E o senhor [presidente Lula], não olha pra quem é o prefeito, quem é o governador. Acolheu o governador Gladson, foi acolhido por ele. Eu acho isso muito bacana. Foi muito bom mesmo. Isso é civilidade”, afirmou Viana.
Viana também destacou a importância do momento como um gesto de união, em meio a um cenário nacional ainda marcado por polarizações. “Ninguém está aqui pra tirar diferença com ninguém. O importante é que, de alguma maneira, todos se uniram por isso. E isso é muito bonito, num país onde, infelizmente, às vezes, um quer matar o outro por política”, completou.
Jorge Viana aproveitou a ocasião para agradecer a presença de deputados federais, estaduais, secretários e lideranças locais. Em sua fala, ele ainda relembrou o início de sua trajetória à frente da ApexBrasil e os esforços para valorizar a produção sustentável da Amazônia no mercado internacional.
“Quando assumi o governo, criei a Agência de Negócios do Acre. Na época, o estado exportava cerca de 800 mil dólares por ano. Ao final da minha gestão, esse número havia saltado para 17 milhões de dólares — 20 vezes mais. Depois disso, tudo ficou parado no tempo”, afirmou, ao comentar o avanço das exportações acreanas. “No ano passado, o Acre registrou o maior crescimento nas exportações de todo o Brasil, alcançando 87 milhões de dólares”, concluiu.