segunda-feira, 4 agosto 2025

João Pérez é campeão do Rodeio da Expoacre 2025 e vai representar o Acre em Barretos

Por Aikon Vitor, da Folha do Acre

João Pérez, de 43 anos, natural de Nova Califórnia, distrito de Porto Velho (RO), foi o grande vencedor do rodeio da ExpoAcre 2025, encerrado na noite do último sábado (26), em Rio Branco. Com uma carreira de quase 25 anos, Pérez conquistou o título inédito e, como premiação, recebeu uma caminhonete Montana 0 km. Ele também garantiu vaga para representar o Acre na etapa nacional da Liga de Rodeio, em Barretos (SP), com possibilidade de seguir para os Estados Unidos, onde poderá disputar o The American, um dos torneios mais prestigiados do mundo na modalidade.

A competição deste ano, que marcou os 50 anos da ExpoAcre, contou com 21 finalistas oriundos de diversos estados, entre eles Mato Grosso (MT), Rondônia (RO) e Amazonas (AM). Os peões representaram companhias dos municípios acreanos de Xapuri, Sena Madureira, Bujari, Brasileia, Rio Branco e Porto Acre. Diferente de outras edições, as semifinais e a final ocorreram no mesmo dia. Segundo os organizadores, em média, dez finalistas são classificados por edição.

Além da premiação principal, o segundo colocado recebeu uma motocicleta 0 km. O peão de Ariquemes (RO) conquistou o segundo lugar. Já o terceiro colocado foi premiado com R$ 7 mil.

João Pérez conquistou o título inédito e, como premiação, recebeu uma caminhonete Montana 0 km/Foto: Cherlivan Cavalcante/Folha do Acre
João Pérez conquistou o título inédito e, como premiação, recebeu uma caminhonete Montana 0 km/Foto: Cherlivan Cavalcante/Folha do Acre

A vitória teve um sabor especial para João Pérez. No ano anterior, o peão sofreu um acidente durante a competição, fraturando três partes do corpo e sendo obrigado a abandonar a disputa. “Pra mim é uma satisfação muito grande, porque já tenho uma carreira de quase 25 anos e é o primeiro carro que ganho. Isso é uma realização da minha carreira, os frutos que estou colhendo de um trabalho que vem desde lá de trás”, afirmou o campeão, emocionado.

Pérez também destacou o risco da profissão e a importância de todos os profissionais envolvidos no rodeio. “Cada um no seu lugar. Nós montamos em touro, tem pessoas que estão no motocross, eu não tenho coragem de pular de moto, mas tenho coragem de montar em boi. O risco existe, mas a gente trabalha com seriedade e respeito ao próximo. Nós vivemos disso e dependemos das comissões, dos salva-vidas, dos locutores, de todos”, ressaltou.

Durante a cerimônia de encerramento, o governador Gladson Cameli destacou o esforço das famílias e a inclusão como pilares da festa. Em um discurso voltado especialmente às crianças e ao público autista, ele declarou: “Quero pedir licença aqui de todos e cumprimentar as autoridades que são as crianças, a todos os pais e a vocês, guerreiros que vieram de Rondônia, do Amazonas, do interior do estado participando dessa grande ExpoAcre com 50 anos. Desde 2023, eu tenho procurado incentivar, dar condições, reconhecer um trabalho da minha forma, do meu jeito, e presenteando quem é o grande líder dessa grande festa, desse grande rodeio. Deus os abençoe.”

O governador também fez uma reflexão sobre empatia e inclusão: “Faço uma recomendação ao povo do nosso estado e do Brasil: não é uma criança ou um pai de um autista que tem que conhecer a realidade. Somos nós que temos que entendê-los. Porque só Deus e vocês sabem das dificuldades. Não há diferença. Nós temos que entendê-los e procurar saber o que podemos fazer pelas autoridades que são as crianças. Dedico esse final do rodeio em nome de todos os autistas. Meu muito obrigado e a toda a nossa equipe. Valeu!”

O secretário de Estado de Agricultura, José Luiz Tchê, também exaltou a organização do evento. “Primeiro, quero agradecer a Deus pela oportunidade de estar aqui hoje. Agradecer principalmente ao nosso governador e à Mailza pela oportunidade de tocar uma secretaria importante como essa. Nenhum outro Estado do Brasil faz a inclusão que o nosso governo faz. Só agradecimento. Eu não tenho palavras ao ver uma arena lotada. Parabéns a todos os trabalhadores que dia e noite trabalharam aqui para dar conforto ao nosso povo e a quem trabalha nessa arena. Viva o Acre, sem recuar, sem cair e sem temer”, declarou.

A vice-governadora Mailza Assis, que também é secretária de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, ressaltou o caráter inclusivo da festa e sua importância cultural e econômica para o Estado. “Quero parabenizar o nosso governador Gladson Cameli por manter e incentivar essa festa agropecuária que valoriza nosso produtor, nosso comércio, nossa cultura e especialmente o rodeio. Tivemos participação da comunidade autista, de pessoas com deficiência. Na primeira noite de rodeio, levantamos uma campanha contra o feminicídio. Precisamos todos estar juntos nessa luta”, disse.

Ao comentar a conquista de João Pérez, o secretário José Luiz Tchê lembrou o acidente sofrido por ele na edição anterior. “O João ano passado participou e se acidentou no touro, quebrou três lugares e desistiu de pular. Mas Deus tem seu tempo. Hoje ele ganhou e vai levar a bandeira do Acre para Barretos. E Deus vai abençoar para que chegue a Las Vegas, que é o sonho de todos os seus colegas. Parabéns, João! Valeu!”

O rodeio na ExpoAcre 2025 chega ao fim celebrando meio século de tradição e reforçando seu papel no maior evento agropecuário do Estado, reunindo milhares de pessoas em torno de entretenimento, negócios e valorização das culturas locais.

Publicidade