O Hemocentro do Acre (Hemoacre) está com os estoques críticos e faz um chamado urgente para doadores de todos os tipos sanguíneos. A informação é de Quésia Nogueira, coordenadora da captação de doadores de sangue e medula óssea.
“A nossa chamamento hoje é para todos os tipos sanguíneos. Consideramos crítico o estoque quando sua quantidade é incapaz de atender a necessidade de dois dias”, explica Quésia.
Segundo a coordenadora, o número de bolsas de sangue utilizadas varia muito, mas há diversos pacientes em estado grave que dependem das doações para continuar o tratamento.
Para incentivar a doação, o Hemoacre oferece durante toda esta semana senha preferencial no atendimento para doadores do tipo O.
“Se puderem ajudar, ficamos muito gratos. A doação salva vidas e neste momento precisamos do apoio de toda a população”, conclui Quésia Nogueira.
Orientações para quem for doar sangue
Antes de ir doar sangue:
– Não vá em jejum e alimente-se com alimentos leves;
– Evite alimentos gordurosos no dia da doação
– Hidrate-se
Para realizar seu cadastro leve consigo documento oficial de identidade com foto (RG, carteira de motorista, carteira de trabalho ou passaporte). Para a faixa etária entre 16 e 18 anos incompletos é necessário acompanhante maior de idade com documento.
Após o cadastro ocorre a triagem clínica, que nada mais é que uma entrevista feita por profissional de saúde que irá avaliar as condições de saúde da pessoa que vai doar para não colocar em risco a pessoa que vai receber.
A coleta do sangue dura em torno de 15 a 20 minutos. Ela é feita com material esterilizado, descartável e não apresenta nenhum risco para a pessoa que está doando.
Com informações A Gazeta do Acre