Ícone do site Folha do Acre

Governo Federal reconhece situação de emergência em 21 municípios do Acre por conta da seca

O Governo Federal reconheceu, por meio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, situação de emergência em 21 municípios do Acre devido à seca severa que castiga o estado. A decisão foi oficializada nesta segunda-feira, 18, pela Portaria nº 2.521, publicada no Diário Oficial da União.

Com a medida, as prefeituras passam a ter acesso facilitado a recursos da União para ações emergenciais, como a distribuição de água potável, apoio logístico e recuperação de áreas atingidas. O reconhecimento tem como base o decreto publicado pelo governo do Acre no último dia 6 de agosto, além do processo encaminhado à Defesa Civil Nacional.

Foram incluídos na portaria os municípios de Acrelândia, Assis Brasil, Brasiléia, Bujari, Capixaba, Cruzeiro do Sul, Epitaciolândia, Feijó, Jordão, Mâncio Lima, Manoel Urbano, Marechal Thaumaturgo, Plácido de Castro, Porto Acre, Porto Walter, Rodrigues Alves, Santa Rosa do Purus, Sena Madureira, Senador Guiomard, Tarauacá e Xapuri.

De acordo com dados da Defesa Civil municipal, o Rio Acre registrou nesta segunda-feira, 18, a marca de 1,65 metros, em Rio Branco.

Sair da versão mobile