Ícone do site Folha do Acre

Governo empossa 68 novos servidores para reforçar gestão do Instituto de Administração Penitenciária

Reforçando o quadro governamental do sistema prisional do Acre, na manhã desta quarta-feira, 20, o governo do Acre empossou 68 candidatos aprovados no mais recente concurso público do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen).

A cerimônia realizada em Rio Branco empossou 4 especialistas em execução penal, 7 assistentes sociais, 7 psicólogos, 49 técnicos administrativos operacionais e 1 engenheiro. A chegada dos novos servidores representa um importante reforço no quadro técnico e administrativo do sistema prisional acreano.

A incorporação da nova força de trabalho permitirá avanços significativos na organização interna das unidades, garantindo maior eficiência nos processos burocráticos e administrativos, além de oferecer suporte às atividades operacionais.

A governadora em exercício, Mailza Assis, destacou o caráter estratégico da posse para a segurança e para a humanização do sistema. “Nosso compromisso é com o bem-estar de todos os cidadãos. Buscamos não apenas reforçar a segurança, mas também oferecer oportunidades de transformação de vida àqueles que necessitam do apoio do Estado. Tenho certeza de que os novos convocados farão um grande trabalho, refletindo em resultados positivos para toda a sociedade”, afirmou.

O presidente do Iapen, Marcos Frank, ressaltou o reconhecimento do papel dos novos servidores: “Antecipamos a contratação dos servidores administrativos, que terão funções essenciais no Instituto. O Iapen é referência nacional em boas práticas e projetos de ressocialização. Dou as boas-vindas a todos que agora assumem a missão de servir à população”, disse.

A jovem psicóloga Caroline Marques da Silva, de 24 anos, celebrou o momento. “É muito gratificante. Esse é o resultado de uma trajetória que contou com o apoio da minha família e amigos. Formei há apenas dois meses e já vivo esse momento que é a concretização de muito esforço. A psicologia no sistema prisional traz um olhar humanizado, acolhedor, e esse é o diferencial que queremos oferecer aos reeducandos”, declarou.

O titular da Secretaria de Estado de Administração (Sead), Paulo Roberto, lembrou que a gestão atual é a que mais convocou servidores nos últimos anos, com quase cinco mil novos profissionais: “Tão importante quanto as obras que entregamos, são as pessoas que compõem as instituições do Estado. São elas o contato direto com a população. Isso mostra o compromisso de sermos um governo parceiro do povo acreano”, destacou.

Para compor o time técnico administrativo operacional da instituição, Gabriele Brandão foi uma das 49 convocadas. Recém formada em economia pela Universidade Federal do Acre (Ufac), ela diz: “Estou muito feliz com essa realização, esperei ansiosamente pela concretização desse sonho. Estou pronta para conhecer a instituição por dentro e prestar um bom trabalho para a população.”

O fortalecimento de novos profissionais dentro da estrutura do Iapen beneficia as pessoas privadas de liberdade, que passarão a contar com atendimento mais humanizado e estruturado. Assim como, os familiares dos internos, que terão maior agilidade nos atendimentos; os servidores já atuantes, que ganham reforço para reduzir a sobrecarga de trabalho; e a sociedade em geral, que se beneficia de um sistema mais seguro e eficiente, capaz de reduzir a reincidência criminal.

Agência de Notícias do Acre

Sair da versão mobile