Durante participação na transmissão ao vivo do Jornal Folha do Acre, a presidente do Instituto de Terras do Acre (Iteracre), Gabriela Câmara, destacou os avanços da regularização fundiária no estado e reafirmou o compromisso da autarquia em ampliar o acesso à cidadania por meio da titularidade de propriedades.
Durante a conversa, Gabriela destacou a importância do título definitivo de propriedade, que garante segurança jurídica, acesso ao crédito, legalização de imóveis e valorização patrimonial.
“É através desse documento que você tem a valorização do seu imóvel, o direito à herança, pode proporcionar isso para sua família. É com ele que você acessa linhas de crédito e outros benefícios. É um documento que informa o tamanho do terreno, o nome do proprietário, a localização e regulariza a situação fundiária”, explicou.
A presidente do Iteracre também fez questão de agradecer ao governador Gladson Cameli por investir muito em regularização fundiária.
“O governador tem um olhar carinhoso e de inclusão com relação a regularização fundiária”, disse.
Meta de 10 mil títulos em 2025
Durante a feira, Gabriela reforçou a projeção de entrega de 10 mil títulos definitivos em 2025, uma das maiores metas da história do Iteracre. A medida visa garantir que mais acreanos tenham a posse legal de seus imóveis, gerando impactos sociais e econômicos em várias regiões do estado.
“Nosso trabalho é levar segurança jurídica à população, especialmente àqueles que há anos aguardam a legalização de suas terras. O título definitivo é o que garante a tranquilidade, o pertencimento e a possibilidade de desenvolvimento para milhares de famílias acreanas”, afirmou a gestora.
Iteracre presente na Expoacre
O estande do Iteracre na Expoacre 2025 tem cumprido papel estratégico ao informar a população sobre o que é o título definitivo e como obtê-lo. Além de orientações jurídicas, o espaço oferece atendimento sobre processos em andamento, esclarece dúvidas e mostra, por meio de painéis e vídeos, os resultados obtidos pela autarquia nos últimos anos.
A presidente também ressaltou a importância da aproximação entre o órgão público e a população: “Estar presente aqui é uma forma de mostrar transparência, prestar contas e escutar a comunidade, que é a principal beneficiária do nosso trabalho”.
Visão institucional e benefícios à comunidade
Gabriela Câmara contextualiza os esforços do Iteracre como parte de uma política contínua, com foco em garantir acesso legal à terra, cidadania e justiça social.
“Estar presente em eventos como a Expoacre é uma forma de mostrar o que temos feito, prestar contas e principalmente escutar as demandas reais da população. O Iteracre tem se dedicado a transformar burocracia em solução, aproximando o Acre do seu povo com ações concretas”, destacou.