Produção da Trupicada mistura teatro, música e culinária em uma comédia de terror infantil que diverte e emociona
O espetáculo infantil “Como Cozinhar uma Criança” chega a Rio Branco (AC) nos dias 16 e 17 de agosto de 2025, sábado e domingo, com apresentações gratuitas na Usina de Arte João Donato, às 16h. A peça integra o Circuito Myriam Muniz de Teatro 2023, uma realização do Governo Federal, Ministério da Cultura (MinC) e Funarte, com produção da Trupicada, Aqui Tem Cultura e Feroz Laboratório Criativo.
Voltado ao público infantil e suas famílias, o espetáculo aposta no humor e na imaginação para refletir sobre valores como respeito, empatia e afeto. A história acompanha dois excêntricos chefs de cozinha (interpretados por Lívia Gomes e Felipe Tavares) durante a gravação de um programa culinário no qual a receita principal leva crianças como ingredientes! Mas não se assuste: o objetivo é “preparar” os pequenos para que não se tornem adultos sem sabor, com gosto de mingau de chuchu. Uma metáfora divertida e provocativa que faz rir e pensar.
A peça é o primeiro trabalho de teatro da banda Trupicada, grupo de Juiz de Fora (MG) que há anos desenvolve projetos musicais e cênicos voltados ao público infantil. A direção e dramaturgia são assinadas por Tairone Vale, também estreando como diretor teatral, e inspiram-se no livro homônimo do autor português Afonso Cruz.
Com um cenário ambientado em um food truck recheado de utensílios de cozinha e parafernálias tecnológicas, o espetáculo conta ainda com projeções ao vivo, músicas originais, e um uso criativo de objetos de cena – como panelas e talheres que viram instrumentos musicais.
Atividades exclusivas para rede pública de ensino
Além das apresentações abertas ao público, o projeto “Como Cozinhar uma Criança” também contempla ações de caráter social e educativo, reafirmando o compromisso da Trupicada com a democratização do acesso à arte e à formação cultural.
Como uma ação formativa, no dia 15 de agosto (sexta-feira), às 10h, será realizada a oficina gratuita “Ferramentas para Inclusão da Arte em Sala de Aula”, voltada especialmente para professores de escolas públicas. Ministrada também na Usina de Arte João Donato, a atividade visa oferecer estratégias e inspirações para que educadores possam integrar práticas artísticas em seu cotidiano escolar, valorizando a arte como elemento essencial no processo de ensino-aprendizagem. A participação é gratuita e as inscrições podem ser feitas pelo link:
Também no dia 15, haverá uma sessão exclusiva para estudantes da rede pública de ensino, às 15h, no mesmo local. A proposta é proporcionar uma experiência artística transformadora para crianças que, muitas vezes, têm pouco ou nenhum acesso a produções teatrais.
Sinopse do espetáculo
Em um programa de culinária ao vivo, dois chefs tentam ensinar ao público uma receita cujos ingredientes principais são… crianças! A proposta? Preparar os pequenos para que não se tornem adultos intragáveis. No entanto, quando os cozinheiros discordam sobre os métodos de preparo, a tensão aumenta: afinal, quem é que vai acabar indo pra panela?
Serviço
Espetáculo “Como Cozinhar uma Criança”
Datas: 16 e 17 de agosto de 2025 (sábado e domingo)
Horário: 16h
Local: Usina de Arte João Donato – Rua das Acácias, 1.155 – Distrito Industrial, Rio Branco – AC
Entrada gratuita
Ingressos: Disponíveis pelo Sympla: sympla.com.br/evento/como-cozinhar-uma-crianca/3064245
Também haverá distribuição de ingressos na bilheteria, 1h antes do espetáculo, sujeita à lotação do espaço.
Oficina gratuita para professores: “Ferramentas para inclusão da arte em sala de aula”
Data: 15 de agosto de 2025 (sexta-feira)
Horário: 10h
Local: Usina de Arte João Donato
Participação gratuita e exclusiva para professores da rede pública de ensino, mediante inscrição pelo formulário https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeAmZw6zCz-4xlARXxpkkk9HLQJ9bIsoPt_nrNXZaPavOrTeg/viewform?usp=preview
Sessão exclusiva para estudantes da rede pública
Data: 15 de agosto de 2025 (sexta-feira)
Horário: 15h
Local: Usina de Arte João Donato
Ingressos gratuitos mediante agendamento prévio: (68) 98104-7999 – Ana Alab