segunda-feira, 4 agosto 2025

Em entrevista à Folha do Acre, Mailza destaca organização da Expoacre e reforça compromisso no combate ao feminicídio

Por Kauã Lucca, da Folha do Acre

Durante entrevista concedida na noite deste sábado, 2, nos estúdios da Folha do Acre, instalados no Parque de Exposições Wildy Viana, a vice-governadora e titular da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), Mailza Assis, avaliou positivamente a organização da maior feira de agronegócios do estado e reafirmou o compromisso do governo estadual no enfrentamento ao feminicídio e à violência de gênero.

Ao comentar sobre o andamento da feira, Mailza ressaltou o envolvimento do público e a diversidade das atrações. “A gente vê o público participando todos os dias da festa, e isso nos deixa muito felizes. Significa que está agradando, que estamos conseguindo contemplar todas as classes presentes, além de vermos um comércio forte e muitas exposições interessantes”, disse.

Questionada sobre o que mais tem chamado sua atenção nesta edição da feira, a vice-governadora destacou a grande presença do público e a variedade de atividades.

“Essa edição está muito bonita e organizada. Ontem visitei o espaço da SEAGRI, com a produção local, a feirinha solidária, a praça de alimentação e o balcão da indústria. Os shows também foram excepcionais. Espero que, economicamente, a feira supra e compense todo o investimento feito”, avaliou.

Vice-governadora concedeu entrevista no estande da Folha do Acre na Expoacre 2025/Foto: Folha do Acre

Compromisso com a proteção das mulheres

Durante a entrevista, Mailza também falou sobre as campanhas institucionais lançadas na Expoacre, entre elas, a de combate ao feminicídio — tema que deve receber atenção especial em sua gestão como futura governadora do estado.

“Lançamos campanhas contra a violência infantil, o feminicídio e incluímos, com muito orgulho, a participação de pessoas com deficiência tanto no rodeio quanto nas demais atividades da festa. Hoje mesmo houve um tour pelo parque seguido de um coquetel para esse público. Essas ações refletem o compromisso da nossa secretaria em garantir inclusão e proteção”, destacou.

Ao abordar a questão da violência contra a mulher, Mailza lembrou iniciativas que vem apoiando desde sua atuação no Senado Federal.

“Como mulher e mãe, sempre tive preocupação com o feminicídio. Minha primeira emenda no Senado foi destinada à implantação da Casa da Mulher Brasileira. Já entregamos duas unidades no Acre — as primeiras da região Norte — e avançamos com outras estruturas, como a Delegacia 24h da Mulher e o fortalecimento da Patrulha Maria da Penha. Temos atuado com o Conselho da Mulher e diversas campanhas de enfrentamento à violência”, afirmou.

Mailza Assis é a primeira mulher a ocupar simultaneamente os cargos de vice-governadora e secretária de Assistência Social e Direitos Humanos no Acre. Em 2026, ela deve assumir o governo do estado em função do afastamento do governador Gladson Camelí, que concorrerá ao Senado Federal, e promete manter como prioridade as pautas sociais e de proteção às mulheres.

Publicidade