Com apenas 8,4 milímetros de chuva em dez dias, o nível do Rio Acre segue em queda há uma semana e, neste domingo (10), registrou uma diminuição de seis centímetros, se estabelecendo em 1,34 metro em Rio Branco.
Esta foi a segunda maior queda neste mês e a marca atual está a apenas 11 centímetros da pior cota histórica, de 1,23 metro, registrada em setembro do ano passado.
A queda ocorre em meio ao decreto de emergência, sancionado pelo governo do estado na última quarta-feira (6), por causa da seca nos rios que cortam o estado, e que fica em vigor por 180 dias.
Por conta desse cenário, é justificado no documento que o baixo nível de chuvas influencia na navegação de embarcações nos cursos d’água, comprometendo ‘a logística de transporte, isolando comunidades e dificultando o abastecimento de bens essenciais’. Em julho, por exemplo, choveu somente 8 milímetros.
Desde o dia 17 de julho, inclusive, o principal manancial do estado está em queda. Neste dia, o Rio Acre estava com 1,69 metro.
Nos dias seguintes, o rio continuou diminuindo até se estabilizar em 1,55 metro no dia 26 de julho, ficando neste nível até 3 de agosto, quando voltou a reduzir.
Com informações G1