Ícone do site Folha do Acre

Eduardo Ribeiro cobra fortalecimento do programa Comprac e mais apoio à industria acreana

Na manhã desta terça-feira, 26, durante sessão ordinária na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), o deputado estadual Eduardo Ribeiro chamou a atenção para a necessidade de fortalecimento do Programa de Compras Governamentais de Incentivo às Indústrias (Comprac), criado pela Lei nº 3.889, de 29 de dezembro de 2021, ainda na gestão do ex-governador Gladson Cameli.

O parlamentar destacou que o Comprac foi responsável por avanços importantes no setor produtivo acreano, como a utilização de malharias locais para a confecção de uniformes escolares, medida que, segundo ele, gerou empregos e contribuiu para a expansão das indústrias têxteis no Estado. No entanto, Ribeiro ressaltou que ainda há setores pouco contemplados pelo programa.

“É inadmissível que secretarias como a de Educação, que têm grande demanda de produtos para a merenda escolar, não adquiram itens básicos, como o café, por meio do Comprac. Nós precisamos desenvolver as nossas indústrias alimentícias e dar mais apoio ao produtor local”, afirmou Ribeiro.

Ele também citou a indústria moveleira e o polo do Instituto de Educação Profissional e Tecnológica (Ieptec) como exemplos de áreas em que o Comprac já mostrou resultados positivos. No entanto, alertou para a falta de incentivo a outros segmentos, como a produção de alimentos, lembrando as perdas recentes enfrentadas por produtores de maracujá.

“O governo do Estado precisa incentivar cada vez mais as nossas indústrias e os empresários acreanos. O Comprac avançou, mas ainda há muito a ser feito. Precisamos fiscalizar e garantir que as secretarias utilizem o programa, porque uma indústria forte gera emprego, renda e mantém as famílias acreanas no nosso Estado”, concluiu o deputado.

Sair da versão mobile