Ícone do site Folha do Acre

Criminosos alvos da PF tomavam terras e ameaçavam proprietários na Resex Chico Mendes

A Operação Terra Grabber, deflagrada pela Polícia Federal nesta terça-feira (12), no Acre, desarticulou quadrilha de criminosos que tomavam terras e ameaçavam os donos nas propriedades na Reserva Extrativista Chico Mendes.

A organização criminosa é responsável por invasões de terras públicas, desmatamento ilegal e comercialização irregular de áreas situadas no interior da Resex Chico Mendes, no Estado do Acre.

A investigação, iniciada a partir de denúncias encaminhadas pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), revelou a atuação de grupos estruturados que promoviam a ocupação indevida de áreas protegidas, com uso de contratos falsificados e ameaças a moradores tradicionais.

As diligências apontam ainda que os investigados mantinham rebanhos bovinos em áreas desmatadas ilegalmente dentro da Resex, utilizando documentos forjados para simular legalidade nas transações. Também foram apuradas movimentações bancárias suspeitas.

Sair da versão mobile