O homicídio ocorreu na noite de sábado (16) em uma propriedade rural localizada no km 76 da BR-364, entrando mais 21 km pelo Ramal da Bonal, zona rural do município de Senador Guiomard. A vítima foi identificada como José Augusto do Nascimento, de 60 anos.
Consta nas informações repassadas pelas autoridades competentes de que o autor do homicídio seria Antônio Mendes do Nascimento, de 39 anos.
A Polícia Militar da companhia da Vila Campinas, distante cerca de 65 km de Rio Branco, informou que foi procurada na tarde de domingo (17) pelo dono da propriedade onde o homicídio ocorreu. Evidio Domingues, de 47 anos, disse aos policiais que contratou Antônio Mendes para realizar limpeza em uma aérea de mata na sua propriedade. Como o local é de difícil acesso, Antônio teria ido buscar por água para beber na colônia da vítima. Inicialmente, José Augusto se prontificou em fornecer a água para o trabalhador braçal.
Antônio Mendes teria convidado José Augusto para ingerirem bebidas alcoólicas juntos no acampamento montado no meio do mato. Após um desentendimento, Antônio teria esperado José dormir, se apossado da espingarda da vítima e efetuado um disparo contra o idoso de 60 anos, em seguida, pegou a moto de José e fugiu.
Após terem ciência das informações, a guarnição da Polícia Militar foi até o local do homicídio. Durante o trajeto pelo ramal, Antônio Mendes foi encontrado deitado. Os militares o abordaram e perguntaram sobre o homicídio, se ele seria o autor. O trabalhador braçal confessou ter matado José Augusto, em seguida pegou a moto para fugir, porém, a motocicleta apresentou falhas mecânicas. O autor confesso do crime recebeu voz de prisão e foi colocado dentro da viatura, sendo conduzido para a Delegacia de Polícia Civil de Semador Guiomard.
Os militares foram até a propriedade rural onde o crime ocorreu e encontraram José Augusto caído ao solo com ferimento por arma de fogo.
O Departamento de Polícia Técnico Científico (DPTC) foi informado. A equipe plantonista do IML foi ao local para os trabalhos de perícia e remoção do corpo. O perito responsável por analizar a cena do crime informou que a vítima possivelmente foi morta enquanto dormia na rede.
A espingarda utilizada para cometer o crime foi encontrada próxima do corpo. O caso será investigado pela Delegacia do Quinari.