quinta-feira, 14 agosto 2025

Choro de Vilas Boas, arrancada de Mailza e economia fajuta de Joabe Lira: a política do Acre em três atos

Coluna da Gina Menezes

O choro de Vilas Boas

Na RBTrans, as lágrimas escorreram mais rápido que o trânsito em horário de pico e convenceram na mesma proporção. A coletiva foi cheia de “emoção”.

Faltou as frases de efeito

Sobre o choro do superintendente da RBTrans, Clendes Vilas Boas, durante a coletiva para negar as acusações de assédio, soou um tanto forçado. Ficou entre o risível e o vexatório absoluto. Faltou só a blusa branca e as frases feitas.

Se prova juridicamente

Afinal, entre lágrimas e discursos sobre honra e família, parecia que só faltava a trilha sonora de novela mexicana para completar o espetáculo. Em tempos de redes sociais, emoção é bom, mas não garante absolvição.

Não é de hoje

Clendes Vilas Boas anda dizendo que as denúncias contra ele são injustas, mas quem tem memória sabe que essa não é a primeira vez que seu nome aparece nesse tipo de história.

Muito tempo

Na época em que trabalhava em um empresa de ônibus do transporte coletivo da capital acreana já colecionava acusações de assédio.

Igual

As vezes parece que ponto final nunca chegou para certos capítulos. Muda só a página do livro e a história continua.

Perfumes e insistência

Antes de se tornar autoridade no trânsito, Clendes também cultivava outro talento: vender Hinode com um entusiasmo digno de novela. Era tanta insistência que parecia mais fácil conseguir um kit de perfumes do que um assento no coletivo.

Bajular

E, como se não bastasse, no atual cargo ele exerce com maestria a função extraoficial de bajular o prefeito. É tanto zelo em agradar que, se pudesse, pintava até as faixas de pedestres com as cores da gestão e fotinha do Bocalom.

Sabe o caminho

Entre lágrimas, perfumes e faixas pintadas, Clendes segue provando que, no trânsito político, sabe muito bem onde quer estacionar.

Mailza Assis

A vice-governadora do Acre, Mailza Assis, está com tudo e não está prosa. Recebeu de Ciro Nogueira a promessa de que será o nome da federação para disputar o governo do Acre. Isso deixa o senador Alan Rick em ‘maus lençóis’.

2026

A mobilização em torno do nome de Mailza Assis segue forte e ela tem se projetado para disputar o governo do Acre em 2026.

Economia de fachada

O presidente da Câmara Municipal de Rio Branco, Joabe Lira, adora dizer que economizou recursos do Legislativo no primeiro semestre. Enquanto isso, os vereadores seguem reclamando sobre diversas coisas. Economia para quem, exatamente?

Dinheiro de volta

O tal “dinheiro economizado” volta, no fim do exercício, para os cofres da Prefeitura de Rio Branco. Ou seja, não é bem uma economia, é uma espécie de mais um favorzinho ao chefe do Executivo.

Poder dependente

Joabe ainda não percebeu que é presidente de um Poder que, em tese, deveria ser independente. Na prática, segue atuando como assessor de luxo do prefeito Bocalom, com crachá e tudo.

Bom dia a todos

Publicidade