sexta-feira, 8 agosto 2025

Centenas de apoiadores e militantes aguardam chegada de Lula à Cooperacre, em Rio Branco

Redação Folha do Acre

Centenas de militantes e apoiadores do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, lotaram a sede da Cooperativa Central de Comercialização Extrativista do Acre (Cooperacre) para acompanhar a agenda com o presidente em Rio Branco, nesta sexta-feira (8).

A agenda presidencial no Acre será intensa, mas restrita ao período da manhã. Após desembarcar na capital, Lula fará uma visita à Casa de Acolhida Souza Araújo, na BR-364, antes de retornar à Cooperacre para participar da cerimônia de anúncios de investimentos do Governo Federal no estado. Em seguida, ele seguirá para compromissos em Rondônia.

A comitiva presidencial inclui ministros e técnicos do governo, entre eles Renan Filho (Transportes) e Camilo Santana (Educação), além de autoridades locais. A presença, segundo o ex-deputado federal e assessor especial do Ministério da Educação, Leo de Brito, representa uma oportunidade estratégica.

“A presença do presidente abre portas. É um momento para apresentar projetos, cobrar soluções e garantir que os recursos cheguem até quem precisa. Quem perde essa oportunidade, perde muito mais do que uma agenda”, destacou.

Durante a cerimônia, um dos anúncios de maior impacto será a destinação de R$ 870,9 milhões para obras de manutenção e recuperação da BR-364, principal rodovia federal do Acre. A intervenção abrangerá quatro lotes e beneficiará cerca de 60% da população do estado, além de ter potencial para gerar mais de 12,5 mil empregos diretos e indiretos. Os trabalhos irão atender trechos que cortam 12 dos 22 municípios acreanos, garantindo melhores condições para o escoamento da produção, especialmente de produtos extrativistas, como a castanha, carro-chefe da Cooperacre.

O evento, realizado em uma das maiores referências brasileiras na produção e comercialização de castanha, também deve servir de palco para a apresentação de demandas locais, reforçando o caráter simbólico e político da visita presidencial.

Publicidade