segunda-feira, 4 agosto 2025

Casamento coletivo une 382 casais na Expoacre em ação do Projeto Cidadão

Por Aikon Vitor, da Folha do Acre

No final da tarde deste sábado (2), o Tribunal de Justiça do Estado do Acre, por meio do Projeto Cidadão, realizou mais uma edição do casamento coletivo durante a Expoacre 2025. Ao todo, 382 casais oficializaram sua união em uma cerimônia que uniu emoção, cidadania e inclusão social.

A ação é fruto de uma parceria entre o Poder Judiciário, por meio da coordenação do Projeto Cidadão, e o Governo do Estado do Acre. As inscrições para o casamento foram feitas previamente na Organização em Centros de Atendimento (OCA), no centro da capital acreana.

Isnailda Silva, coordenadora de programas sociais do Judiciário e executiva do Projeto Cidadão/Foto: Folha do Acre

“Para nós é uma grande satisfação estarmos aqui hoje, num mês tão singular para as mulheres, que é o Agosto Lilás, de combate à violência contra a mulher”, destacou Isnailda Silva, coordenadora de programas sociais do Judiciário e executiva do Projeto Cidadão. “Essa é uma ação que fortalece vínculos, garante direitos e leva dignidade às famílias.”

A juíza Luana Campos foi a responsável por celebrar a cerimônia. “Hoje é o dia de celebrar o amor. Estar aqui como celebrante, diante de mais de 370 casais, é motivo de grande alegria. É um momento marcante na vida de cada um deles, e a energia que sentimos aqui é muito positiva”, afirmou.

A juíza Luana Campos foi a responsável por celebrar a cerimônia/Foto: Folha do Acre

Entre os noivos, histórias de amor e superação emocionaram os presentes. Um dos participantes, de 65 anos, contou que perdeu a esposa anterior em 2018, após também ter se casado na Expoacre anos antes. “Tive o privilégio de reencontrar o amor e, agora, com 65 anos e ela com 54, sabemos o que queremos da vida”, afirmou.

Presente na cerimônia, o governador Gladson Cameli destacou a importância da ação/Foto: Folha do Acre

Presente na cerimônia, o governador Gladson Cameli destacou a importância da ação. “O que estamos fazendo tem dado certo. Une famílias, dá dignidade e mostra o Estado de Direito mais próximo das pessoas. O governo apoia, tem que apoiar e os próximos governantes também devem incentivar ações como essa, que promovem inclusão social”, disse. “É uma tradição que precisamos manter viva.”

Casamento coletivo une 382 casais na Expoacre em ação do Projeto Cidadão/Foto: Folha do Acre

O casamento coletivo na Expoacre já se tornou uma tradição no calendário do Projeto Cidadão, consolidando-se como uma política de inclusão e cidadania que tem transformado a vida de milhares de famílias acreanas ao longo dos anos.

Publicidade