Ato dos vereadores marca o Agosto Lilás e inova com o uso da tecnologia
Em um gesto que marca a campanha Agosto Lilás, a Câmara Municipal de Rio Branco aprovou por unanimidade, nesta quinta-feira (28), o Projeto de Lei (PL) nº 109/2025, de autoria da vereadora Lucilene da Droga Vale. A lei propõe a fixação de cartazes com número de apoio à mulher (180) e de denúncia (190) em locais públicos e privados com um QR Code que direciona para um vídeo educativo sobre os diversos tipos de violência contra a mulher.
A proposta determina que escolas, empresas do comércio e da indústria, órgãos públicos e até mesmo veículos de transporte coletivo deverão afixar cartazes.
A vereadora ressaltou a importância da medida: “A violência contra a mulher, muitas vezes, acontece em segredo, dentro de casa. Muitas vítimas se sentem sozinhas e com medo de pedir ajuda. Ao verem um cartaz como esse, elas saberão que não estão sozinhas. A mensagem é um lembrete de que existe um caminho, um número para ligar e pedir socorro.”
Lucilene destacou que, embora o projeto não resolva o problema da violência por si só, é um passo importante. “É um sinal de que a nossa cidade se preocupa com suas mulheres. É um gesto de solidariedade e de apoio. É uma forma de dizer, de maneira clara e em todos os cantos, que a violência contra a mulher não é aceitável, não é normal e não será tolerada”, afirmou.
Conforme o PL, o vídeo oficial será produzido pelo Poder Executivo Municipal e o QR Code será disponibilizado para download. A impressão e fixação dos cartazes, que deverão ser colocados em locais de grande movimentação, ficarão sob a responsabilidade dos estabelecimentos públicos e das empresas privadas, sem gerar despesas ao setor público. O QR Code abaixo do vídeo é meramente ilustrativo, servindo para demonstrar como será o vídeo oficial.