quarta-feira, 13 agosto 2025

Bocalom concede desconto de 50% no ITBI para empresas do polo industrial

Por Aikon Vitor, da Folha do Acre

A prefeitura de Rio Branco anunciou uma redução significativa no Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) para empresas que atuam no Distrito Industrial e no Parque Industrial da cidade. A nova regra, sancionada pelo prefeito Tião Bocalom na última segunda-feira (11), prevê que as companhias instaladas nessas áreas terão desconto de 50% no tributo.

O objetivo da medida é impulsionar o setor industrial local, estimular o crescimento econômico e gerar mais oportunidades de trabalho. “O segmento da indústria é o que corre mais risco em toda a cadeia produtiva. Parabéns aos nossos guerreiros da indústria que continuam lutando para gerar emprego e renda. É disso que o município e o estado precisam”, declarou o prefeito durante a cerimônia.

A proposta foi elaborada em conjunto com a Federação das Indústrias do Acre (Fieac), cujo presidente e deputado federal José Adriano avaliou a ação como uma conquista importante para o setor. “Essa redução do ITBI significa mais postos de trabalho, mais benefícios para os trabalhadores e atratividade para novos investidores”, afirmou.

Assur Mesquita, secretário estadual de Indústria, também destacou a relevância do incentivo para o desenvolvimento econômico local. Segundo ele, a indústria é um dos pilares para a fixação de empregos e capital no Acre. “Essa sensibilidade da prefeitura e dos vereadores em conceder esse incentivo é fundamental para o fortalecimento do nosso parque industrial”, afirmou.

Publicidade