segunda-feira, 4 agosto 2025

Bittar denuncia “infiltração chinesa” no sistema bancário brasileiro: ‘Estão entregando o país ao Partido Comunista Chinês’

Redação Folha do Acre

Em vídeo publicado em suas redes sociais, o senador Márcio Bittar (União Brasil-AC) voltou a criticar o governo do presidente Lula (PT), desta vez, acusando-o de entregar o sistema bancário nacional ao Partido Comunista Chinês por meio da entrada da empresa chinesa UnionPay no Brasil. Segundo Bittar, o que está sendo apresentado como avanço tecnológico e financeiro, na verdade, representa uma ameaça à soberania, liberdade e democracia brasileiras.

“Denúncia gravíssima, estão entregando o sistema bancário brasileiro nas mãos do Partido Comunista Chinês. Lula não está rompendo com o sistema ocidental à toa, há um método nisso”, alertou o parlamentar, afirmando que decisões estratégicas estão sendo tomadas nos bastidores, longe dos olhos da população.

A UnionPay, operadora de cartões de crédito e débito com sede na China, recentemente passou a atuar no Brasil, sendo tratada pelo governo como um passo rumo à multipolaridade econômica. No entanto, para o senador, trata-se de uma “infiltração” do regime comunista no país. Ele destacou que o Banco Master foi o primeiro da América Latina a aderir ao CEP (Cross-Border Interbank Payment System), sistema bancário alternativo ao SWIFT, criado pela China.

Bittar também associou o movimento ao que chamou de realinhamento estratégico do governo brasileiro, que estaria se afastando do Ocidente para se alinhar a uma “ditadura tecnológica e autoritária”.

“O plano é simples: provocar um rompimento com o Ocidente, criar uma crise fabricada e apresentar a China como salvadora. Mas não há salvação nenhuma, há sim um novo tipo de dependência, baseado em dados, bancos e obediência total”, afirmou.

Bittar recebeu apoio imediato do prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom (PL), que comentou a publicação: “Parabéns, nosso senador orgulho! O brasileiro precisa acordar para isto! Nós NÃO queremos ser um país COMUNISTA!”, escreveu o prefeito, alinhando-se à preocupação manifestada pelo parlamentar acreano.

No vídeo, Bittar também fez críticas à imprensa, ao Supremo Tribunal Federal e ao que classificou como “elite que já desistiu do povo brasileiro”. Para o senador, há um esforço articulado para silenciar as vozes que alertam sobre o suposto avanço do autoritarismo no país. “Querem criminalizar quem denuncia, querem calar justamente quem defende a liberdade”, disse. “Se depender de mim, o Brasil jamais será uma colônia chinesa”, finalizou.

Com informações O Palaciano

Publicidade