sábado, 30 agosto 2025

Após cobrança de deputado, DNIT confirma obras na BR-364 para 2026 e término até 2028

Por Mirlany Silva, da Folha do Acre

O superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) no Acre, Ricardo Araújo, confirmou que a reconstrução da BR-364, uma das principais rodovias de ligação do estado, começará efetivamente em 2026, com previsão de conclusão entre 2027 e 2028.

Em entrevista à Folha do Acre, Araújo explicou que o processo de licitação terá início em novembro deste ano, abrangendo os primeiros trechos entre Sena Madureira e Feijó. “A partir da reconstrução, nós vamos começar agora a licitar a partir de novembro. Esses são os trechos que serão licitados de imediato. Já em 2026, vamos licitar o segundo trecho da reconstrução, que é de Feijó até o Liberdade”, afirmou.

Segundo ele, a obra será dividida em etapas para garantir tanto a qualidade quanto a disponibilidade dos recursos. O superintendente ressaltou que, enquanto a reconstrução não é iniciada, o DNIT já atua em serviços emergenciais.

“Nós já iniciamos os trabalhos nos lotes licitados que vão de Sena Madureira até o município de Feijó, onde já estão sendo realizados serviços de macadame e tapa-buraco. Isso aí são aproximadamente 200 quilômetros que estão sendo melhorados. Nossa primeira meta é garantir que se faça todo o tapa-buraco para assegurar o tráfego na estrada”, disse Araújo.

Araújo destacou ainda o compromisso do governo federal com a rodovia. “O presidente Lula garantiu para o acreano que colocaria recursos na BR-364, e ele vem fazendo. É claro que esse dinheiro não vem de uma vez só, mas está sendo escalonado”, explicou.

Os recursos anunciados pelo presidente Lula foram confirmados em sua recente vinda ao Acre, quando o ministro dos Transportes, Renan Filho, anunciou cerca de R$ 800 milhões para a reconstrução da BR-364, considerada vital para o estado por conectar municípios do interior à capital Rio Branco, servir como principal corredor de escoamento da produção agrícola e ser a única ligação terrestre com Rondônia.

Publicidade