Ícone do site Folha do Acre

Aluno de escola pública, acreano de Assis Brasil supera desafios e toma posse como auditor da Receita Federal

Gideão dividia seu tempo entre estudar e ajudar o pai no trabalho. Hoje ele é auditor fiscal da Receita Federal/Foto: Arquivo pessoal

Em uma trajetória marcada por determinação, esforço e superação, Gideão Alves Bessa, 31 anos, estudante da Escola Pública Estadual Iris Célia Cabanellas Zaninni, em Assis Brasil, conquistou ontem uma das posições mais cobiçadas do serviço público brasileiro: a posse como auditor fiscal da Receita Federal.

Vindo de família humilde, Gideão cresceu entre os serviços de cerâmica ao lado do seu pai, dividindo seus anos de juventude entre o trabalho braçal e os estudos. Aos 12 anos, já demonstrava sua força de vontade. Aos 17 anos, após ser aprovado no curso de Economia na Universidade Federal do Acre (Ufac), decidiu seguir seu sonho e ingressar em Engenharia Civil, formando-se em 2018.

Sua história é um verdadeiro exemplo de perseverança. Desde cedo, Gideão buscou oportunidades de crescimento, passando por concursos públicos na área de engenharia, como o Depasa, onde foi aprovado em 2019, e também na Polícia Federal, conquistando sua aprovação em 2021. Sua dedicação o levou a trabalhar em Epitaciolândia e Porto Velho, em Rondônia, sempre buscando novos desafios.

Gideão dividia seu tempo entre estudar e ajudar o pai no trabalho. Hoje ele é auditor fiscal da Receita Federal/Foto: Arquivo pessoal

Hoje, Gideão é uma inspiração para jovens do Acre, especialmente para aqueles que vêm de origem humilde e enfrentam obstáculos diários. Ele cresceu em meio ao trabalho braçal na cerâmica se seu pai e o sonho de ocupar cargo público.

Sua aprovação e posse como auditor fiscal da Receita Federal representam mais do que uma conquista pessoal, simbolizam a força do esforço, da educação pública e da esperança de um futuro melhor.

Gideão foi aprovado no concurso da Polícia Federal em 2021/Foto: Arquivo pessoal

Em entrevista ao Jornal Folha do Acre, Gideão conta como deu início aos estudos visando concursos públicos e o quanto foi díficil estudar e trabalhar ao mesmo tempo.

“Primeiro eu comecei estudando por material grátis, depois comprei um curso online. Sempre estudei online, presencial faz perder muito tempo. No começo estudava pelo YouTube porque não tinha recursos para comprar um curso bom. No começo eu estudava umas 8 horas por dia. Eu vivia de ajudar meu pai, dar aula particular para pagar as contas durante as tardes e estudava durante a noite”, conta o novo servidor da Receita Federal.

Gideão assina contrato e é o novo auditor fiscal da Receita Federal/Foto: Arquivo pessoal
Sair da versão mobile