Ícone do site Folha do Acre

Afonso Fernandes cobra recuperação da estrada do Quixadá e instalação de videomonitoramento para garantir segurança

O deputado estadual Afonso Fernandes, pediu durante sessão ordinária realizada na manhã desta terça-feira, 12, na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), que a Prefeitura de Rio Branco e o Governo do Estado adotem medidas urgentes para recuperar a estrada do Quixadá, que, segundo ele, está em condições precárias e se tornando intrafegável.

O parlamentar destacou que acidentes automobilísticos são frequentes no trecho e alertou para o risco de parte da estrada ceder com as primeiras chuvas. A via, com mais de 20 quilômetros de extensão, é essencial para a mobilidade e o escoamento da produção agrícola de uma grande comunidade rural.

“Ali temos mais de três associações de produtores, duas cooperativas e milhares de pessoas que vivem do cultivo de hortaliças e frutas. No ano passado, o Quixadá foi um dos maiores produtores de folhas de Rio Branco. Mas hoje, a dificuldade de ir e vir está comprometendo o trabalho dessas famílias”, afirmou o deputado.

Afonso relatou que participou de uma reunião no último fim de semana com a vice-governadora, Mailza Assis e representantes do Departamento de Estradas de Rodagem do Acre (Deracre) para tratar do problema, mas lamentou a ausência de representantes da prefeitura.

Além da recuperação da estrada, o deputado apresentou uma indicação para que seja instalado um ponto de videomonitoramento no local, dentro do projeto “Rio Branco Mais Segura”. Segundo ele, a medida é necessária para aumentar a segurança da população que trafega na região, especialmente produtores rurais que se deslocam durante a madrugada para levar mercadorias aos mercados da capital.

“A prefeitura está com um projeto excelente de videomonitoramento, e pedimos que ele chegue também à estrada do Quixadá. É preciso oferecer mais segurança para os moradores e trabalhadores que dependem daquela via”, concluiu.

Sair da versão mobile