O deputado estadual Adailton Cruz (PSD) esteve na manhã desta terça-feira, 5, ao lado dos servidores da Saúde durante uma manifestação em frente à sede da Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre). Os trabalhadores cobraram do governo mais celeridade na tramitação do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR), pauta histórica da categoria.
Durante o ato, o parlamentar reforçou a necessidade de avanço no processo. “O objetivo principal do movimento é que a Sesacre conclua o plano, corrija a tabela do nível superior, realize o cálculo de impacto e encaminhe o documento à Casa Civil. O PCCR não pode ficar parado”, questionou Cruz.
Além do PCCR, o deputado destacou outras demandas urgentes da categoria, como investimentos na saúde pública, reposição do quadro de profissionais e melhorias nas condições de trabalho. “Estamos reivindicando também soluções para o déficit de pessoal e outras situações críticas que exigem atenção imediata”, completou.
O Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração é aguardado há mais de 25 anos pelos servidores e tem sido discutido com o governo há mais de um ano. Os trabalhadores também reivindicam reajuste salarial de 20% — referente às perdas inflacionárias acumuladas desde 2019 — e o aumento dos auxílios alimentação e saúde para R$ 1 mil cada.
A mobilização integra uma série de ações promovidas pela categoria, que não descarta a possibilidade de greve geral caso não haja avanços concretos nas negociações.